O sedentarismo pode enfraquecer a imunidade?


  • +A
  • -A
Imagem do post O sedentarismo pode enfraquecer a imunidade?

Uma vida saudável garante um forte sistema imunológico e um organismo resistente às doenças. Há diversos fatores que podem comprometer a defesa do corpo humano e um deles, indiretamente, é o sedentarismo. E aí, vai ficar parado? Saia dessa!

O estresse e o enfraquecimento

O modo de vida sedentário, sem praticar atividades físicas e ficar muito tempo sem se mexer durante o dia, diminui o metabolismo, ou seja, entre outros efeitos, isso faz com que o corpo reduza sua eficácia na produção de células do sistema imunológico, comprometendo assim, a defesa do organismo.

Para não abrir as portas para as doenças, é preciso tentar se movimentar, realizando atividades com certa regularidade. Exercícios aeróbicos, como caminhada ou corrida ao ar livre e ginástica, são indicados pelos médicos. “Na verdade, o sedentarismo não vai, diretamente, enfraquecer a imunidade. Contudo, a atividade física é importante para diminuir níveis de estresse, e o estresse, em excesso, pode enfraquecer a imunidade”, explica a imunologista Érica Azevedo.

Driblando a falta de tempo

Muitas horas fora de casa, estresse diário no trabalho e no trânsito… A vida corrida faz com que as pessoas sedentárias fiquem com pouco tempo para cuidar de si. Como fazer exercícios nesta situação? A Dra. Érica dá algumas dicas que podem te ajudar: “É muito difícil incluir a atividade física na equação da nossa rotina moderna. Além disso, uma medida pode funcionar muito bem para uma pessoa e não para a outra. Enquanto para alguém, ir à academia uma hora por dia é o que funciona melhor, para o outro pode ser mais proveitoso incluir caminhadas no dia a dia, como descer do ônibus um ponto antes do destino ou parar o carro mais longe, ou subir as escadas em vez de pegar o elevador”.

Além do estresse do dia a dia, que pode ser combatido com a prática de atividades físicas, falta de sono, má alimentação (dietas restritivas sem real necessidade) e, contraditoriamente, a prática extenuante de exercícios podem comprometer a defesa do nosso organismo. “Para termos uma boa saúde, o equilíbrio é a chave”, conclui a médica.

Dra. Érica Azevedo é médica alergista e imunologista pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).  Atende em seu consultório na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ – CRM: 52-83907-8 –  ericaazevedo.com.br

TAGS
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "O sedentarismo pode enfraquecer a imunidade?"

Sofia Elvira Gonçalves

Eu mi sinto cansada sem vontade de fazer nada sem ânimo não sei como lida com prejudicando meu trabalho sem da conta da minhas tarefas não tenho ânimo para arruma minha casa lavar roupa quero saber o faço

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.