search
    Título

    Quando devo desconfiar de um caso de parasitose intestinal?

    Baixa Imunidade
    Cuidados e Bem-estar

    Por

    Cada quadro específico de parasitose intestinal cursa com características próprias, mas existem sintomas em comum à maioria das doenças provocadas por parasitas que afetam o intestino. É com base nestes sintomas que o paciente deve suspeitar do problema e buscar o quanto antes um médico para obter o diagnóstico preciso e iniciar precocemente o tratamento, caso seja realmente necessário. 

    Sintomas comuns que indicam parasitose intestinal


    “No geral, caso o paciente apresente
    sintomas como dores abdominais, diarreia, gases, falta de apetite, vômito, náuseas, perda de peso, tosse, anemia ou prurido anal, deve procurar um médico clinico geral ou gastroenterologista para melhor avaliação e diagnóstico”, orienta a gastroenterologista Aline Ladeira Gonzaga. 
    Ainda segundo a especialista, as parasitoses intestinais podem provocar vários sintomas, principalmente nos idosos e crianças. Alguns parasitas apresentam sintomas sugestivos, enquanto outros provocam sintomas que podem ser confundidos com várias doenças ou que cursam sem manifestação alguma. Ou seja, nem todos os casos poderão ser identificados facilmente.  
    “Para dar alguns exemplos disso, podemos citar o Enterobius vermicularis (conhecido como Oxiurus), que pode provocar coceira anal e vulvar; o Ancylostoma duodenale, que esta associado a anemia; e o Ascaris lumbricoides (lombriga), que pode provocar cólica abdominal e até  tosse seca. Enfim, todos esses são sintomas que podem ser confundidos com várias doenças”, informa a profissional.

    Principais medidas de tratamento


    O tratamento contra parasitoses intestinais consiste, em primeiro lugar, no uso de medicação antiparasitária específica para o parasita em questão. Além disso, são necessários cuidados para evitar os fatores de risco que provocaram a infecção (
    limpar bem os alimentos antes de comer e lavar sempre muito bem as mãos, etc.) e para controlar os sintomas (se hidratar bastante para repor a quantidade de líquido perdida na diarreia e vômito, por exemplo).   

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes