Quais vacinas devem ser tomadas antes do inverno?

  • +A
  • -A

No inverno, com as baixas temperaturas, não é raro observarmos que as condições climáticas acabam desencadeando processos alérgicos e doenças respiratórias, como gripes e resfriados, comprometendo a imunidade, principalmente nas crianças. Por isso, é essencial destacar a importância de algumas vacinas para as defesas do organismo. A imunologista Ana Carolina da Matta nos contou sobre quais vacinas devem ser tomadas antes do inverno. Entenda mais sobre as imunizações necessárias para a estação mais fria do ano. 

Vacina da gripe e pneumococo: essenciais antes do inverno

De acordo com a imunologista, a vacina da gripe, contra o vírus Influenza, é essencial para manter a imunidade antes do inverno e prevenir as formas graves da doença. “Temos a vacina trivalente, que protege contra três vírus e é oferecida pelo SUS para grupos de risco; e as vacinas tetravalentes, mais comuns nos últimos anos, que protegem contra quatro tipos de vírus Influenza e são oferecidas na rede particular para todas as idades. Na verdade, essa vacina deveria ser ofertada para todas as pessoas”, informa Dra. Ana Carolina.

Outra vacina destacada pela imunologista é a que atua contra o pneumococo, ou Streptococcus pneumoniae, um conjunto de bactérias que pode causar diversas doenças. “A vacina pneumocócica combate a pneumonia, sinusite, infecção de ouvido, de garganta e um tipo de meningite”, diz a médica. “Essa vacina é oferecida pela rede pública para a imunização de crianças ou na rede particular em qualquer idade se houver alguma indicação, como asma, DPOC, faixa etária maior do que 50 anos de idade, ou até mesmo para quem queira se prevenir contra o pneumococo”, complementa. 

Vacina contra coqueluche: reforço deve ser tomado de dez em dez anos

“Outra vacina importante é a vacina contra coqueluche que, dependendo da idade, deve ser acelular, o que precisa ser avisado na clínica de vacinação”, comenta a médica. “As crianças tomam a vacina contra coqueluche, mas muita gente não sabe que a cada 10 anos é necessário tomar o reforço, principalmente pessoas mais velhas e profissionais de saúde”. Dra. Ana Carolina destaca ainda a importância de pais e cuidadores de crianças também se vacinarem contra a coqueluche para evitar a transmissão para a criança, que não só pode se contaminar mais facilmente como também tem altas chances de morbidade por coqueluche no primeiro ano de vida.

“Essas vacinas devem ser ofertadas nessa época do ano pois é a época em que nós vamos ter mais contato com o frio”, reforça a imunologista. “Quando nós, médicos, atendemos o paciente no pronto-socorro, é necessário saber se ele já foi imunizado com essas vacinas para fazer o diagnóstico correto, até mesmo contra o novo coronavírus, pois não é todo mundo que receberá a vacina”, finaliza. 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Carolina da Matta Ain

Dra. Ana Carolina da Matta Ain

Alergia e Imunologia

CRM: 112507 / SP

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais vacinas devem ser tomadas antes do inverno?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.