Quais são as doenças oportunistas que atacam quem sofre com baixa imunidade?


  • +A
  • -A

Você fica doente com frequência? E quando fica, costuma demorar muitos dias para se recuperar totalmente? Isso é sinal de que sua imunidade está baixa. Muitas doenças não “perdem tempo” com um organismo fraco e logo “atacam”. Vamos saber um pouco sobre elas como se defender!

Sinais de baixa imunidade e doenças oportunistas

Antes de entender um pouco sobre a baixa imunidade, devemos saber que ela pode ter duas origens: primária e secundária. A primária é quando já temos a imunodeficiência desde o nascimento. Já a secundária, é a mais comum, causada pela desnutrição, ingestão de álcool, alguns medicamentos mais fortes ou de uso prolongado (corticoides e imunossupressores), exercícios físicos muito cansativos, fatores hormonais e infecções por alguns vírus, como o HIV.

Todos esses fatores citados acima causam uma instabilidade no nosso sistema imunológico, que fica desequilibrado. Como consequência, infeccções em repetição e alta vulnerabilidade às doenças oportunistas. “Os patógenos oportunistas podem ser vírus, bactérias, protozoários e fungos. O insucesso no combate a esses patógenos dependerá de como está a defesa do organismo. Pode ocorrer qualquer infecção, desde um simples resfriado, passando por infecção por herpes, amigdalites, pneumonias até infecções muito graves como meningite ou septicemias”, explica e exemplifica a Dra. Alexandra Sayuri Watanabe, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

Organismo forte

Mas nós podemos fazer a nossa parte para que nosso corpo não seja um alvo fácil para doenças, que insistem em se repetir. “Devemos manter uma alimentação bem equilibrada, evitar a obesidade ou peso abaixo do esperado para idade e altura, realizar atividade física (evitando exercícios extenuantes), dormir bem e o mais difícil, não se estressar”, orienta a médica.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Alexandra Sayuri Watanabe

Dra. Alexandra Sayuri Watanabe

Alergia e Imunologia

CRM: 100639 / SP

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Quais são as doenças oportunistas que atacam quem sofre com baixa imunidade?"

Rosana

Boa tarde!Em 1999 tive depressão e fiz tratamento com antidepressivos, e foi feitos vários exames na época, e em um deles foi descoberta a Leucopenia, o normal 10 milhões e eu somente 1900, fui encaminhada para o Hematologista com suspeita de doença HIV, Câncer ou qualquer outra doença assim, mais não foi descoberto nada, e desde então acompanho a baixa/alta dos leucócitos sempre que faço exames de rotina, lendo este artigo hoje, vejo que minha leucopenia é primária, e não secundária como o médico suspeitava, por que lembro que minha infância toda tive amigdalite, não passava 15 dias, já inflamava de novo, tomei incontáveis benzetacil, e hoje na vida adulta tenho uma crise alérgica atrás da outra, febres sem causa, vou tomar o leucogen para ver se ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosana, desejamos sucesso no seu tratamento. Não sabemos se é de seu conhecimento, mas o Leucogen participa do programa cuidados pela vida e após realização de um breve cadastro pode ser adquirido nas farmácias credenciadas com desconto. O cadastro pode ser realizado no site, item “quero me cadastrar”. Abraços

Elizabeth Ribeiro

Otimos esclarecimentos . Obrigada

Francisco de Jesus

Oi estou com minhas duas pernas enchadas, e esta saindo algumas feridas minha perna esquerda esta com varias feridas que começam com manchas pretas e tenho dificuldade para andar e ainda parece que esta tudo entupido nas minhas pernas o que pode ser por favor

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Francisco, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa, estabelecer o diasgnóstico e prescrever o tratamento adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Dfos

Sou portador de HIV e a algum tempo está apresentando em minhas pernas unhas feridas que não cicatrizam pois coça muito . gostaria de saber o motivo e algum tratamento

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.