Quais problemas da vida adulta uma criança consegue evitar com uma boa imunidade?

  • +A
  • -A

Mais do que evitar problemas na vida adulta, uma criança com imunidade alta desde o nascimento e durante toda esta fase da vida consegue evitar diversos problemas comuns à infância. Os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento do indivíduo como um todo e, inclusive, de sua própria imunidade. Portanto, os pais devem estar sempre muito atentos para garantir o melhor para a saúde de seus pequenos. 

“Uma criança com boa imunidade, sem dúvidas, cresce e se desenvolve melhor. Contudo, não há uma relação direta entre cuidados com a imunidade na infância e a vida adulta. As associações diretas seriam, por exemplo, algum problema crônico, como uma imunodeficiência grave ou sequelas de alguma infecção grave. Porém, são casos extremamente raros”, informa a pediatra Flávia Bello.

Cuidados para manter a imunidade dos pequenos sempre alta


Ainda segundo a especialista, para cuidar adequadamente da imunidade dos pequenos desde cedo, é muito importante que os pais invistam tempo e esforço para fazer com que seus filhos criem
hábitos de saúde importantes para o bom funcionamento de suas defesas e do organismo como um todo. 

“Manter uma alimentação equilibrada, fazer atividades físicas regularmente, ingerir bastante água, estar com as vacinas sempre em dia, realizar higienização das mãos com álcool gel correta e frequentemente, são medidas algumas medidas importantes que ajudam na imunidade das crianças de uma maneira geral”, afirma a médica.

Tratamento medicamentoso para estimular as defesas do organismo


Nos casos específicos das crianças que, mesmo com todo o amparo dado pelos pais, apresentam deficiência imunológica, deve-se buscar um médico especialista
para diagnosticar o problema e, se necessário, indicar algum medicamento que estimule o sistema imunológico. Esse tipo de remédio ajuda a controlar infecções de repetição, sejam elas virais ou bacterianas. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Flávia Bello

Dra. Flávia Bello

Pediatria

CRM: 52-85057-8 / RJ

TAGS
imunidade
imunidade-alta
imunidade-baixa

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais problemas da vida adulta uma criança consegue evitar com uma boa imunidade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.