Quais os principais cuidados que os pais de crianças devem ter no verão para manter a imunidade dos filhos alta?

  • +A
  • -A

A imunidade das crianças deve ser constantemente estimulada pelos pais, em todas as épocas do ano. Porém, algumas características específicas do verão podem colocar ainda mais em risco as defesas do organismo infantil, então vale a pena redobrar alguns cuidados durante este período mais quente. Vale sempre lembrar que o sistema imune dos pequenos é imaturo, ou seja, mais vulnerável. 

Principais cuidados com a imunidade dos filhos no verão


“É importante, em primeiro lugar, que os pais garantam que seus filhos evitem ficar muito tempo no sol. Isso porque a exposição exagerada pode causar insolação, além de queimaduras,
o que afeta a imunidade. Também deve-se ter atenção às trocas bruscas de temperatura. Estar constantemente mudando de ambientes muito distintos nesse sentido (quarto com ar condicionado muito frio e rua muito quente) traz prejuízos”, informa a pediatra Fabiane Durão.

Além disso, é fundamental que a criança mantenha sempre hábitos saudáveis de vida, seja no verão ou em qualquer outra estação do ano. Sendo assim, os pais devem fazer esforços para que seus filhos tenham diariamente uma alimentação balanceada, rica em diversos nutrientes; hidratação adequada; sono de qualidade toda noite; prática de atividades físicas e de brincadeiras diversas; etc. 

Inclusive, recomenda-se que as crianças pratiquem atividades físicas ao ar livre. A ideia é que elas tenham contato frequente com tudo o que há no mundo externo, até mesmo com os microorganismos que comprometem a imunidade. Por mais que pareça contraditório, é somente assim que elas serão capazes de criar anticorpos e fortalecer suas defesas. Isso não quer dizer que os pais devem deixá-las completamente descuidadas. Cuidados como proteção solar, higienização e hidratação seguem essenciais nesse contexto específico. 

Tratamento medicamentoso


Para lidar com problemas de imunidade acima do normal, Fabiane aponta a possibilidade dos pais apostarem em medicamentos específicos que estimulam as defesas de seus filhos. “Também é sempre importante manter uma regularidade nas consultas médicas, para que o pediatra possa acompanhar de perto seu filho e para evitar ir ao pronto socorro com frequência”, conclui a especialista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fabiane Durão

Dra. Fabiane Durão

Homeopatia

CRM: 52-68463-5 / RJ

TAGS
crescimento
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais os principais cuidados que os pais de crianças devem ter no verão para manter a imunidade dos filhos alta?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.