Quais os erros mais comuns que os pais cometem com relação à imunidade de suas crianças?

  • +A
  • -A

A imunidade infantil é frágil, pois é nos primeiros anos de vida que ocorre a maturação do sistema imune. Os hábitos de vida dos pequenos ao longo desses primeiros anos influenciam diretamente esse desenvolvimento. Portanto, é fundamental que os pais se instruam bastante para oferecer aos seus filhos os cuidados mais adequados de acordo com a medicina.

Mesmo buscando sempre o melhor para seus pequenos, muitos pais cometem erros que podem prejudicar sua imunidade. Por isso, é sempre indicado se informar e conversar com o pediatra que acompanha a criança. Dessa forma, as chances de erros e de risco à imunidade dos filhos diminuem significativamente.

Principais erros cometidos pelos pais


“Os
pais muitas vezes cometem diversos erros, como por exemplo achar que as fórmulas infantis protegem as crianças de infecções tanto quanto o leite materno. Na verdade, existem fórmulas excelentes em termos nutritivos e que se assemelham muito aos componentes do leite materno, mas não é a mesma coisa. Existem fatores de proteção contra infecções (como a imunoglobulina A) e de imunomodulação que não são reproduzidos pelas indústrias alimentícias”, explica a imunologista Cláudia Lobo Cesar.

Ainda segundo a especialista, é comum os pais medicarem seus filhos por conta própria, o que é considerado um erro grave. “Cada criança tem sua constituição genética e reage de forma diferente aos mais diversos medicamentos”, afirma a médica. Uso de antibióticos em excesso, assim como alimentos muito processados, também devem ser evitados, pois desequilibram a microbiota da criança e, consequentemente, facilitam a entrada de agentes infecciosos que causam doenças”, complementa Cláudia.

Cuidados e tratamento contra doenças decorrentes de baixa imunidade


Além disso, muitos pais são contra as vacinas, mesmo já existem comprovações científicas de que protegem as crianças de infecções graves. Este é outro erro grosseiro. A vacinação em dia é essencial para a imunidade infantil. Caso a criança apresente infecções recorrentes por déficit na imunidade, deve-se cuidar não apenas do reforço da imunidade mas também tratar as doenças com medicamentos que estimulem as defesas do organismo.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Claudia Lobo César

Dra. Claudia Lobo César

Alergia e Imunologia

CRM: 53881 / SP

TAGS
baixa-imunidade
imunidade
imunidade-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais os erros mais comuns que os pais cometem com relação à imunidade de suas crianças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.