Quais são as doenças que mais se aproveitam da baixa imunidade?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são as doenças que mais se aproveitam da baixa imunidade?

Existem algumas doenças que se aproveitam da fragilidade do organismo para se manifestarem. São diversos tipos de infecções e de cânceres, sem falar nas doenças autoimunes. Elas atacam o corpo quando há comprometimento das funções do sistema imunológico, podem evoluir e levar a saúde a um estado crítico.

Doenças autoimunes e doenças oportunistas

É o caso das doenças autoimunes, em que o sistema imunológico usa as defesas do corpo para atacar os próprios órgãos e células que deveria defender. Lúpus, vitiligo e psoríase são alguns dos exemplos conhecidos. Elas afetam, principalmente, pele, músculos, articulações, células sanguíneas e glândulas endócrinas.

Uma das doenças que propicia a instalação de infecções oportunistas é a AIDS. “Causada pelo vírus HIV, é a causa mais comum de deficiência imunológica adquirida, ou seja, não geneticamente determinada”, afirma a imunologista Ekaterini Goudouris. Entre as infecções, podem ser citadas pneumonia, tuberculose, diarreia crônica e infecções causadas por fungos na boca, na garganta e na pele.

Herpes e bronquiolite

O herpes também se aproveita da baixa imunidade do corpo para atacar. Resfriados, forte exposição ao sol, dias estressantes e outros problemas que afetam o bem-estar mental favorecem a reativação do vírus. Outro exemplo é a bronquiolite, doença causada por um vírus e que gera a inflamação dos bronquíolos no sistema respiratório dos bebês.

Alguns grupos são mais suscetíveis ao desenvolvimento destas doenças. “Há indivíduos que apresentam doenças do sistema imune que são determinadas geneticamente e que se manifestam, em geral nas crianças, mas que podem começar suas manifestações nos adultos”, explica a médica.

Dra. Ekaterini Goudouris é alergista e imunologista, formada pela UFRJ e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 494090

TAGS
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "Quais são as doenças que mais se aproveitam da baixa imunidade?"

rosa zaina fadel

Gosto muito de informações sobre saúde, apesar de já estar com 66 anos de idade. Nunca sabemos tudo , todo dia aprendemos alguma coisa.

Andréa Cassiano cunha

Bom dia, estou um pouco desanimada tenho pseurise e está no corpo todo , pois o tratamento não está dando resultado,e o médico fala que é assim mesmo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Andréa, caso esteja insegura com o tratamento prescrito, recomendamos um retorno com um profissional de sua confiança. Melhoras.

marcilene

estou com herpes zoort e em seguida apareceu um furúnculo no braço e sempre vou ao medico e tem mais tenho uma especie de corrimento meio averdeado sem cheiro tenho que usar protetor de calcinha todos os dias, se não usar minha calcinha toda suja isso é normal? posso esta com aids? pois fico gripada toda semana

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marcilene, esses sintomas não são normais, mas o fato de ficar gripada toda semana não significa que você esteja com Aids. Recomendo que você realize uma consulta médica para que através de exames mais detalhados possa encontrar o diagnóstico correto.
Abraços

Fábiola

Estou com o rosto todo vermelho cosa muito e algumas feridas Sara e depois fica escuro e depois volta com a mesma coisa cosa muito eu estou com o rosto todo manchado já fiz muitos exames o ano passado , mais infelizmente não tive condições de me tratar preciso de ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fabíola, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. Procure uma unidade de saúde próxima de sua região. Abraços.

jose gaspar de oliveira

Eu tenho uma infecção nos olhos causada por uma tracoma a 20 anos que nunca mais parou de ter PUZ NOS OLHOS E AGORA AGRAVOU MUITO DEPOIS QUE TOMEI CEFALEXINA PARA UMA INFECÇÃO ESTAFILOCOCOS NA CABEÇA MUITA INFECÇÃO URINARIA RESFRIADO ME AJUDA AI GENTE EU SÓ ENXERGO DE UM OLHO O QUE ESTA MAIS ATACADO NÃO DEIXA EU FICAR SEGO NÃO MINHA IMUNIDADE ESTA BAIXA EU SEI ;; DESCULPE OS ERROS EU SOU SEME ANALFABETO

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José, realize uma consulta para que o médico possa te orientar adequadamente. Abraços.

Maria do Socorro

Tenho Síndrome Nefrotica secundaria muito alta, de uma amiloidose renal. Gostaria de saber se a imunidade será sempre baixa ou se ainda voltará ao normal?

JOSENILDO

Tenho 69 anos, faço hemoterapia há 11 anos, não possuindo nenhuma doença orgfanica. Creio que a minha imunidade está bem alta devido a hemoterapia e a utilização de vit. d3 de 20.000 UI esta aumentando também a imunidade.Estou me sentindo caçado, sem ânimos, fadiga etc. será pela imunização alta.abraços,josenildo

renata

Olá,aparecem sempre aftas na minha boca,e logo em seguida me sinto fraca,com pouca disposição e muito sono. As vezes até minhas amigdalas ficam querendo inflamar (garganta inflamada), então eu já corro e tomo sucos de laranja e limão etc. Já fiz exame de hiv recentemente e deu negativo. Sou doadora do hemoce e meus exames vieram tudo ok. Não sei porque isso acontece comigo,as vezes nascem de até 2 aftas seguidas. 🙁 dói muito :´(

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Renata, recomendo que você realize uma consulta médica para que através de exames mais detalhados possa encontrar o que está ocasionando estes sintomas. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.