Quais são os cuidados que devemos tomar quando estamos com nariz entupido?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os cuidados que devemos tomar quando estamos com nariz entupido?

Estar com o nariz entupido é bastante incômodo para a maioria das pessoas, tanto que, normalmente, se busca fazer qualquer coisa que acabe com a sensação ruim proveniente da obstrução, como limpar as vias nasais. Contudo, isso não necessariamente trará benefícios, já que nem sempre os métodos utilizados para assoar o nariz são os mais eficazes e saudáveis.

Medicamentos podem ajudar o descongestionamento nasal


Assoar o nariz pode até ajudar a empurrar a secreção para fora, mas não irá promover a desobstrução. “O ideal nesse caso é, em primeiro lugar, tratar a doença de base (no caso de uma alergia, por exemplo) ou se utilizar de medicações que ajudam a desobstruir o nariz”, explica a imunologista Érica Azevedo. A médica ainda alerta que qualquer medicamento deve ser prescrito por um profissional.

É preciso que se entenda que não é a secreção que causa a obstrução nas vias respiratórias, diferentemente do que as pessoas acreditam. Portanto, não adianta querer eliminá-la a todo custo. “A obstrução nasal ocorre devido à dilatação dos vasos sanguíneos da mucosa e ao consequente inchaço no local”, afirma Érica.

Exercícios físicos também podem ajudar a melhorar a obstrução nasal


A especialista atenta também para a necessidade de investigar desde cedo a causa da obstrução para que o tratamento possa garantir uma mucosa nasal sadia o quanto antes, ainda mais se tratando daqueles que estão sempre com o nariz entupido. “No caso de quem apresenta obstrução nasal constante, é necessário investigar bem os motivos, pois pode ser uma rinite alérgica, um desvio de septo ou um pólipo nasal.”

Além do acompanhamento de profissional especializado e do uso de medicamentos devidamente prescritos, o tratamento para o nariz entupido pode ter como complemento a prática de atividades físicas simples e de fácil encaixe na rotina. “Exercícios físicos como caminhada costumam melhorar a obstrução”, garante a imunologista. “Ficar em pé também ajuda”, completa.

Dra. Érica Azevedo é alergista e imunologista pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).  Atende em seu consultório na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ – CRM: 52-83907-8 –  ericaazevedo.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os cuidados que devemos tomar quando estamos com nariz entupido?"

paulo-alexandre Gomes de Oliveira

eu as vezes respiro so pelo um nariz.as vezes sinto meu nariz direito como estivesse com alguma sujeira

Cuidados Pela Vida

Oi Paulo, marque uma avaliação com o médico especialista. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.