Natação é uma excelente forma de complementar a imunidade do seu filho


  • +A
  • -A

A infância é a época em que o organismo do seu filho ainda está se desenvolvendo, o que inclui o sistema imunológico, responsável por defendê-lo de qualquer agente invasor capaz de provocar doenças. E para que o corpo das crianças esteja pronto para os desafios que virão pela frente, que tal incentivá-los a complementar a imunidade com a prática de atividades físicas, como a natação? É uma excelente ideia, pode ter certeza!

Exercícios moderados melhoram a imunidade na infância


“Os estudos pregressos mostraram que, em geral, os
exercícios físicos moderados realizados de forma regular levam a uma ativação do sistema imunológico e estão associados a uma maior proteção contra infecções”, afirma o pediatra e imunologista Gesmar Rodrigues Silva Segundo. Por outro lado, o especialista diz que a capacidade de defesa do corpo será reduzida se seu filho realizar a natação de forma extenuante.

A natação promove ainda outras melhorias nas crianças e que geram consequências positivas no sistema imunológico. “A natação tem muitos benefícios significativos na infância, como melhorar a coordenação motora, aumentar a resistência cardiorrespiratória, proporcionar noções de tempo e espaço e, ainda, pode ajudar no sono da criança”, explica o profissional. Com o organismo trabalhando de forma saudável com a ajuda dos exercícios, é natural que a imunidade se fortaleça com o passar do tempo.

É verdade que a natação cura a asma?


Um mito divulgado de forma inadequada, segundo o médico, é de que a natação seria capaz de curar a asma. Na verdade, o
esporte melhora a resistência muscular da caixa torácica, ajudando seu filho no momento de uma crise de asma a não entrar em falência respiratória, mas não é a solução definitiva para a doença, reforçando a necessidade de melhorar a imunidade. Por isso, antes de levar uma criança à aula de natação, não deixe de conversar com um pediatra ou alergista.

Além de incentivar a prática de atividades físicas na infância, pais ou responsáveis também devem estimular seus pequenos a manter uma alimentação saudável e equilibrada, de acordo com a faixa etária. Levá-los ao mercado para fazer as compras de mês é uma ótima maneira de mantê-los em contato com a comida saudável. Por fim, a vacinação é de extrema importância e não deve ser deixada de lado.

Dr. Gesmar Rodrigues Silva Segundo é pediatra, pós-doutorado em Imunologia pela Universidade de Washington e atua como professor do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). CRM-MG: 32969

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
atividade-fisica
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Natação é uma excelente forma de complementar a imunidade do seu filho"

Elisangela

Meu filho faz Natação desde os 03 anos de idade, hoje ele tem 08 anos. Ele ama nadar, com isso ele tem melhorado muito suas crises de bronquite, cresceu bastante, é acima dos garotos da idade dele. Só faço é incentivá-lo sempre.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisangela, parabéns por incentivar o seu filho desde cedo a manter hábitos de vida saudável. Abraços.

Ronise

Qual idade ideal para levar a criança na natação ? Tenho um menino de 1 ano e meio, muito cedo ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ronise, não há idade ‘certa’ para que seu filho inicie nas aulas de natação. Mas aproveite a próxima consulta com o pediatra, e verifique o que ele (que conhece tão bem o seu bebê) recomenda. Abraços.

PATRICIA

bom dia a natação é ideal mesmo quando a criança periodicamente, quase de mês em mês com infecção de garganta ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Patricia, neste caso você pode optar pela prática da natação em piscina aquecida. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.