É possível ter o nariz entupido, mas sem a presença de muco?


  • +A
  • -A

O nariz entupido é um incômodo muitas vezes associado à presença de muco, especialmente em excesso, mas a sensação pode aparecer mesmo sem esse elemento. “Sim, o nariz pode ficar entupido mesmo que não haja muco”, afirma o otorrinolaringologista Fabiano Haddad.

Segundo o médico, o entupimento do nariz pode ser causado por fatores diversos, como desvio de septo, hipertrofia de conchas nasais, além de pólipos e tumores nasais. Apesar do muco obstruir o nariz, atrapalhando a respiração, o entupimento também se relaciona bastante ao inchaço resultante da inflamação dos vasos sanguíneos locais.

Tratamento para o nariz entupido depende de diagnóstico adequado


Como o entupimento pode ter causas diferentes
, o tratamento adequado depende, primeiramente, da identificação do problema. “Atualmente, além do exame físico, há tomografia computadorizada, nasofibroscopia e rinomanometria, que nos ajudam – e muito – a precisar o diagnóstico”, explica Haddad.

Dependendo do quanto a obstrução nasal atrapalha a qualidade de vida do indivíduo, o tratamento recomendado pode ser cirúrgico. “Caso a obstrução cause ao paciente repercussões como cefaléia rinogênica (dor de cabeça causada por obstruções nasais), sinusites de repetição ou crônica, perda de olfato, ronco, dentre outros, a cirurgia se torna necessária”, afirma.

Cuidar da imunidade ajuda a evitar o nariz entupido


Como o entupimento do nariz é causado, muitas vezes, por gripes, resfriados
e alergias, o cuidado com a imunidade se torna essencial para evitar esse desconforto. O consumo de nutrientes importantes nesse sentido, como as vitaminas A, C e E, além de minerais como ferro, zinco, cobre e selênio, é, portanto, recomendado.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fabiano Haddad Brandão

Dr. Fabiano Haddad Brandão

Otorrinolaringologia

CRM: 104534 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
gripe
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "É possível ter o nariz entupido, mas sem a presença de muco?"

Geisa Santos Silva

Olá boa tarde muito obrigado pelas informações eu tem problemas de sinusite e carne no nariz as vezes não consigo respirar direto é muito ruim

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Geisa, agradecemos o comentário compartilhado. Recomendamos que você agende uma consulta médica e verifique se há necessidade de tratamento. Abraços!

Cristiana soares

Estou com o nariz entupido Não estou com tosse e nem febre ou dor de cabeça

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Cristiana. Estar com o nariz entupido é um problema bastante comum no dia a dia, mas também muito incômodo. Por isso, é importante não só tratar a obstrução nasal, como também descobrir suas causas, para poder preveni-la. A principal causa de nariz entupido é a rinite alérgica por exposição aos poluentes, odores fortes e produtos químicos inaláveis, também chamados de aerodispersoides, que inflamam a mucosa das vias aéreas superiores. Caso a obstrução nasal seja um sintoma recorrente, é necessário consultar um médico. Abraços!

Francisca Guedes Pereira

Eu venho a muito tempo com intupimento no nariz mas e seco sem coriza as vezes sinto bastante dores de cabeça quando o nariz fica mais intupido durmo com a boca aberta respirando pela a boca o devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Francisca. Quando a umidade relativa do ar cai, a mucosa resseca e há risco de o nariz ficar entupido, o que dificulta a respiração. O umidificador ajuda a aumentar a quantidade de vapor na atmosfera e, assim, facilita a respiração. Até logo!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.