É possível ter o nariz entupido, mas sem a presença de muco?

  • +A
  • -A

O nariz entupido é um incômodo muitas vezes associado à presença de muco, especialmente em excesso, mas a sensação pode aparecer mesmo sem esse elemento. “Sim, o nariz pode ficar entupido mesmo que não haja muco”, afirma o otorrinolaringologista Fabiano Haddad.

Segundo o médico, o entupimento do nariz pode ser causado por fatores diversos, como desvio de septo, hipertrofia de conchas nasais, além de pólipos e tumores nasais. Apesar do muco obstruir o nariz, atrapalhando a respiração, o entupimento também se relaciona bastante ao inchaço resultante da inflamação dos vasos sanguíneos locais.

Tratamento para o nariz entupido depende de diagnóstico adequado


Como o entupimento pode ter causas diferentes
, o tratamento adequado depende, primeiramente, da identificação do problema. “Atualmente, além do exame físico, há tomografia computadorizada, nasofibroscopia e rinomanometria, que nos ajudam – e muito – a precisar o diagnóstico”, explica Haddad.

Dependendo do quanto a obstrução nasal atrapalha a qualidade de vida do indivíduo, o tratamento recomendado pode ser cirúrgico. “Caso a obstrução cause ao paciente repercussões como cefaléia rinogênica (dor de cabeça causada por obstruções nasais), sinusites de repetição ou crônica, perda de olfato, ronco, dentre outros, a cirurgia se torna necessária”, afirma.

Cuidar da imunidade ajuda a evitar o nariz entupido


Como o entupimento do nariz é causado, muitas vezes, por gripes, resfriados
e alergias, o cuidado com a imunidade se torna essencial para evitar esse desconforto. O consumo de nutrientes importantes nesse sentido, como as vitaminas A, C e E, além de minerais como ferro, zinco, cobre e selênio, é, portanto, recomendado.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fabiano Haddad Brandão

Dr. Fabiano Haddad Brandão

Otorrinolaringologia

CRM: 104534 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
gripe
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "É possível ter o nariz entupido, mas sem a presença de muco?"

Geisa Santos Silva

Olá boa tarde muito obrigado pelas informações eu tem problemas de sinusite e carne no nariz as vezes não consigo respirar direto é muito ruim

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Geisa, agradecemos o comentário compartilhado. Recomendamos que você agende uma consulta médica e verifique se há necessidade de tratamento. Abraços!

Cristiana soares

Estou com o nariz entupido Não estou com tosse e nem febre ou dor de cabeça

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Cristiana. Estar com o nariz entupido é um problema bastante comum no dia a dia, mas também muito incômodo. Por isso, é importante não só tratar a obstrução nasal, como também descobrir suas causas, para poder preveni-la. A principal causa de nariz entupido é a rinite alérgica por exposição aos poluentes, odores fortes e produtos químicos inaláveis, também chamados de aerodispersoides, que inflamam a mucosa das vias aéreas superiores. Caso a obstrução nasal seja um sintoma recorrente, é necessário consultar um médico. Abraços!

Francisca Guedes Pereira

Eu venho a muito tempo com intupimento no nariz mas e seco sem coriza as vezes sinto bastante dores de cabeça quando o nariz fica mais intupido durmo com a boca aberta respirando pela a boca o devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Francisca. Quando a umidade relativa do ar cai, a mucosa resseca e há risco de o nariz ficar entupido, o que dificulta a respiração. O umidificador ajuda a aumentar a quantidade de vapor na atmosfera e, assim, facilita a respiração. Até logo!

victoriana silva

meu bebè tem nove meses esta com o nariz entupido, e não sai ranho.muita dificuldade pra dormir por causa da respiração, ja fix consulta e receitaram charopes anti-alergico,e a ntibioticos já esta a fazer a medicaçäo a mais de 15 dia e não Vejo melhoria, na consults so detetou-se que ele esta com uma alergia, pelo exams de sangue que foi feito, è um Sufoco pra mim ele näo dorme em condições eu tambem não, ele tem que respirar pela Boca, eu acho que ele deve ter uma inflamação no nariz.Dr ajuda-me ja näo sei o que fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Victoriana. Como o entupimento pode ter causas diferentes, o tratamento adequado depende, primeiramente, da identificação do problema. O ideal é que retorne em consulta e relate ao profissional os incômodos que seu bebê sente, mesmo com o tratamento que foi prescrito, para que o mesmo investigue as causas. Torcemos para que você encontre um especialista que atenda suas necessidades. Estimamos melhoras para seu bebê!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.