A importância de manter o tratamento para fortalecer a imunidade durante as férias do seu filho


  • +A
  • -A

Como as crianças costumam ficar mais em casa durante as férias, tendo menos contato com os colegas de escola, os riscos de infecções, principalmente virais, diminuem bastante. Você já deve até ter reparado: basta as aulas voltarem para a criançada começar a encarar surtos de gripes e resfriados. Por isso é fundamental manter os cuidados com a imunidade dos pequenos sempre, tanto nos períodos de aula, quanto nos de recesso.

“Se o sistema imunológico das crianças é mantido saudável e fortalecido o tempo todo, a tendência é que assim que entrarem em contato com uma carga grande de vírus e bactérias de uma vez só, tenham condições de melhor resposta do sistema imune e menos infecções, com menor duração de tempo e menor gravidade também”, explica a alergista Roberta Silva.

 

Alimentação e tratamento de alergias são essenciais para fortalecer imunidade

 


Segundo a médica, uma alimentação saudável e equilibrada, de acordo com as necessidades específicas de cada faixa etária, é fundamental para reforçar a imunidade das crianças. “Legumes, verduras, frutas, carnes, cereais e suas variedades contêm
todos os nutrientes necessários para fortalecer e manter o sistema imunológico funcionando adequadamente”, afirma.

Em relação às crianças alérgicas, é essencial controlar o problema, pois isso colabora para um sistema imunológico mais eficaz. Portanto, o tratamento específico deve seguir de acordo com as orientações médicas sempre, mesmo nas férias. “Crianças alérgicas  descompensadas têm mais infecções. O tratamento diminui o processo inflamatório e, por sua vez, também controla as infecções, que são complicações das alergias não tratadas”.

 

Dicas para fortalecer a imunidade no seu filho

 


A especialista dá algumas dicas de como você pode
fortalecer a imunidade do seu filho no dia a dia: manter a carteira de vacinação em dia; ensinar desde cedo o hábito de lavar sempre as mãos; dormir bem; utilizar polivitamínicos (com cuidado); e manter uma rotina de criança normal. “Também é importante para a imunidade da criança que ela brinque, role na grama, na terra, entre no mar, brinque com animais etc”, completa.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Roberta Rodrigues da Silva

Dra. Roberta Rodrigues da Silva

Alergia e Imunologia

CRM: 94054 / SP

TAGS
alimentacao
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A importância de manter o tratamento para fortalecer a imunidade durante as férias do seu filho"

Petterson

Gostaria de saber se com 2 anos e meio ele pode tomar de chuva se é importante ou não? Se é mito ou verdade que fortalece a imunidade

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Petterson, não é preciso que seu filho tome um banho de chuva para que fortaleça sua imunidade. Manter a carteira de vacinação em dia; ensinar desde cedo o hábito de lavar sempre as mãos; dormir bem; utilizar polivitamínicos (com recomendação médica); e manter uma rotina de criança normal. Como afirma a Dra. Roberta Rodrigues da Silva: “Também é importante para a imunidade da criança que ela brinque, role na grama, na terra, entre no mar, brinque com animais etc”. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.