Manter a imunidade reforçada pode ajudar a reduzir problemas como a sinusite?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Anete Sevciovic Grumach
- +A
- -A
A sinusite, segundo o Ministério da Saúde, se caracteriza por uma inflamação que afeta a região do nariz, dos olhos e da maçã do rosto, podendo causar dor, tosse e febre, dependendo do quadro. Uma das formas de reduzir as crises dessa e de algumas outras doenças é manter a imunidade reforçada. Veja como isso é possível!
Baixa imunidade facilita casos de sinusite
“Podemos dizer que sinusite crônica pode estar relacionada à baixa imunidade. Há trabalhos que mostram que pacientes que necessitaram de cirurgias para sinusite ou que se mostraram resistentes ao tratamento têm mais chances de ter defeitos imunológicos”, afirma a imunologista Anete Sevciovic Grumach.
Portanto, o paciente com sinusite crônica pode evitar novas crises de sinusite se melhorar a imunidade do corpo. No entanto, segundo a médica, não há como reforçar a imunidade antes de identificar qual é exatamente o problema com a imunidade. “Para qualquer situação clínica, é necessário estabelecer qual é a área da imunidade afetada”, reforça a especialista.
Veja como é possível deixar a imunidade reforçada
O diagnóstico de baixa imunidade deve ser completo para que o tratamento seja o mais preciso possível. Mas, existem alguns princípios gerais que ajudam a equilibrar a saúde do organismo. “Destaco alimentação balanceada, sono adequado, prática de atividade física com moderação e aplicação de vacinas para prevenção de doenças”, recomenda Dra. Anete.
Há também medidas específicas para reduzir os quadros de sinusite. É importante consumir bastante água e outros líquidos, evitar o uso excessivo do ar condicionado, não fumar e evitar estar em contato com a fumaça do cigarro, manter a casa livre de poeira e ácaros, fazer lavagem nasal e inalação de vapor.
Dados do Ministério da Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/235_sinusite.html
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Anete Sevciovic Grumach
Alergia e Imunologia
CRM: 35963 / SP
- 4 comentários para "Manter a imunidade reforçada pode ajudar a reduzir problemas como a sinusite?"
-
eu João
eu João nunca tive sinusite. agora estou sentido mal cheiro um nariz . nao sinto nada de dor ou febre. o que devo fazer. sai as vezes cartão.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.