AchèAchè
    search
    Título

    Quantas vezes é considerado dentro da normalidade ficar doente por ano?

    Baixa Imunidade
    Cuidados e Bem-estar

    Por Dra. Cláudia Lobo César

    14 de fevereiro de 2017

    O sistema imunológico é a parte do organismo responsável por combater vírus, bactérias e outros micro-organismos capazes de prejudicar a saúde do corpo. Ele cria uma linha de defesa que ataca os invasores ao detectar qualquer perigo. No entanto, nem sempre a resposta é rápida e eficiente a ponto de impedir que uma infecção ou uma doença se instale.

    Crianças e idosos ficam mais doentes que adultos


    É normal ficar doente algumas vezes ao ano, mas essa quantidade varia de acordo com a idade, mesmo em organismos imunologicamente competentes. “Uma criança de até dois anos pode apresentar dez processos infecciosos por ano, principalmente se frequenta a creche. Neste caso, é normal ter até 13 episódios infecciosos a cada ano”, explica a imunologista Claudia Lobo César.  

    De acordo com a especialista, as crianças ficam mais doentes do que adultos porque muitas funções do sistema imunológico estarão maduras e mais eficazes apenas a partir da adolescência. Assim como os pequenos, os idosos também costumam apresentar mais quadros infecciosos por causa do envelhecimento gradual do sistema de defesa.

    Qualidade do sono interfere no sistema imunológico


    Indivíduos adultos, por outro lado, podem ficar doentes por duas ou três vezes ao ano, em média. No entanto, o número pode variar de acordo com os hábitos do dia a dia. “Os principais fatores que interferem no sistema imunológico, protegendo as pessoas de infecções, são alimentação balanceada, boas noites de sono, atividade física e lazer”, afirma a profissional.

    Manter o calendário de vacinas em dia tanto nas crianças quanto nos adultos e seguir hábitos de higiene pessoal e ambiental contribuem imensamente para o controle das infecções e para manter a saúde do organismo. Segundo Claudia, o equilíbrio emocional é de extrema importância e, nos bebês, o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida também ajuda a proteger o corpo.

    Dra. Claudia Lobo César é alergista, imunologista e pediatra e atende em Itatiba (SP). CRM-SP: 53881

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    imunidade
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes