Imunidade infantil: O excesso de higiene e assepsia pode prejudicar as defesas dos pequenos?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Flávia Bello
- +A
- -A
Por mais que a imunidade infantil seja mais frágil, ainda mais nos primeiros momentos da vida, colocar seu filho em uma redoma para protegê-lo de toda e qualquer infecção não é a medida ideal. Por mais que a menor exposição diminua os riscos, isso também impede que os pequenos estimulem e fortaleçam as defesas do organismo. Ou seja, o contato com o ambiente também é importante.
“O contato das crianças com o ambiente, a maior exposição aos antígenos, ajuda a reforçar a imunidade. Vale lembrar da teoria da higiene, que diz que o contato com sujeira faz bem por estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos”, informa a pediatra especialista em infectologia pediátrica Flávia Bello.
Equilíbrio é a chave
Sendo assim, as crianças muito protegidas terão maior facilidade de contraírem alguma infecção quando entrarem em contato com ambientes abertos e/ou cheios de outras pessoas. Isso não significa que os pais devem deixar seus filhos livres na sujeira. O exagero é maléfico nos dois extremos. O ideal é buscar um equilíbrio.
“Nesse caso, o excesso de higiene contribui para o aparecimento de alergias e doenças auto imunes. O equilíbrio é importante. Falta de higiene também faz mal”, afirma a médica. Para ter esse equilíbrio, basta permitir que seu filho tenha contato com outras crianças e com a natureza, mas de forma cuidadosa; evitando que ele leve sujeiras à boca, passando repelente, filtro solar, mantendo-o sempre bem hidratado, etc.
Tratamento para fortalecer a imunidade infantil
Caso a conduta com seu filho esteja de acordo com o ideal mencionado, mas ele mesmo assim apresenta infecções com frequência fora do normal, vale conversar com o médico na tentativa de iniciar um tratamento voltado ao fortalecimento do sistema imune infantil.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Flávia Bello
Pediatria
CRM: 52-85057-8 / RJ
- 2 comentários para "Imunidade infantil: O excesso de higiene e assepsia pode prejudicar as defesas dos pequenos?"
-
Deusdedith viana de jesus
Minha filha pega muito infeção por ter imunidade baixa.tem alguma remédio
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Deusdedith. É importante que sua filha seja avaliada em consulta médica para investigar a causa das infecções e verificar se a imunidade está baixa. Recomendamos a leitura desta matéria que cita alguns exames que podem ser solicitados: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/exames-mostrar-imunidade-do-organismo. Torcemos pela melhora de sua filha, abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.