Reforçar a imunidade pode ajudar a reduzir problemas como garganta inflamada?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Cristina Abud de Almeida
- +A
- -A
A inflamação da garganta é algo que se relaciona diretamente com a imunidade baixa, pois é, muitas vezes, causada pela ação de vírus e bactérias. Estes agentes invadem o organismo com mais facilidade quando as defesas do corpo estão fragilizadas, provocando, assim, doenças que cursam com sintomas diversos, incluindo a garganta inflamada.
Crianças sofrem mais com problemas decorrentes de imunidade baixa
No caso das crianças, que ainda possuem o sistema imunológico imaturo, ou seja, em desenvolvimento, a ocorrência de infecções que podem provocar inflamação na garganta costuma ser mais frequente. Por isso, o reforço da imunidade dos pequenos deve ser incentivado pelos pais e levado bastante a sério.
O fato das crianças conviverem com diversos coleguinhas na creche e na escola também influencia a ocorrência de infecções, já que a aglomeração de pessoas é um fator relevante nesse contexto. Locais como esses são, portanto, propícios para o contágio, o que muitas vezes resulta em infecções respiratórias, como gripes, resfriados, amigdalite, entre outras.
Formas de aumentar a imunidade das crianças
O reforço da imunidade dos pequenos se baseia na adoção de hábitos de vida saudáveis desde cedo. “Para termos uma boa imunidade, devemos ter uma boa alimentação, qualidade de sono e evitar o estresse. Quando esses fatores são alterados, podem determinar o aparecimento de infecções, incluindo as que resultam em uma garganta inflamada”, informa a imunologista Cristina Abud.
Em caso de garganta inflamada, além de elevar a imunidade, é importante, primeiramente, o repouso e o afastamento da escola ou creche para que o tratamento ocorre sem empecilhos. Também é recomendado buscar amenizar o desconforto local gerado com medidas caseiras (ex: gargarejo com água e sal, tomar chá de limão com mel e gengibre). Caso a infecção persista, deve-se consultar um especialista para que ele avalie o uso de medicamentos imunomoduladores e aponte o mais adequado.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Cristina Abud de Almeida
Alergia e Imunologia
CRM: 117032 / SP
- 9 comentários para "Reforçar a imunidade pode ajudar a reduzir problemas como garganta inflamada?"
-
Thiago
Olá dr Cristina, como é imunologista também, queria saber se tem conhecimento de onde conseguir, claro com a devida prescrição médica, a vacina conhecida como antifagina estafilocócica ou antifagin ou antiestafilocócica, pois ela está como um tratamento para imunização do meu filho, mas não consigo encontrar em clínicas de imunização. Desde já agradeço a atenção
-
Vera Luiza
Quais alimentos aumentam a imunidade?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Vera, segue os links de algumas de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/imunidade-dicas-defesa-criancas-ano-todo
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/alho-cebola-imunidade
Abraços. -
Aline Reis
o meu padastro tem herpes , então provavelmente minha mãe já tem virus só ela não demonstro nem um sintomas ainda ,mas esses dias tomei no mesmo copo que ela , e agora estou com medo de ter pegado. será se eu tenho herpes ?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Aline. De acordo com a dermatologista Dra. Marcela Benez, o herpes é transmitido por gotículas da saliva e contato com objetos contaminados de pessoas com lesões visíveis, como batons, copos, garfos e colheres. A mão ao tocar a boca também pode ser uma via de contaminação. Continue por aqui para receber mais informações e dicas como essa. Até a próxima.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.