A imunidade das crianças fica ainda mais comprometida no inverno com o isolamento social?

  • +A
  • -A

O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus traz uma série de desafios na rotina de todos, nos mais diferentes sentidos. Os pais, por exemplo, precisam adaptar os cuidados com os filhos à nova realidade, o que implica em responsabilidade redobrada. Como a imunidade das crianças é mais frágil, deve-se ter bastante atenção.

Imunidade das crianças durante isolamento social


Por outro lado, a quarentena faz com que as crianças fiquem menos expostas aos mais diversos agentes infecciosos presentes no ambiente externo e em locais compartilhados (ex: escola), o que diminui o risco de comprometimento de seus sistemas imunes. No
período atual (inverno), isso costuma ser ainda mais acentuado, já que as pessoas ficam mais tempo em locais fechados. 

“O isolamento social, na verdade, diminui as infecções de crianças menores que frequentam berçários, já que elas ficam menos expostas a agentes infecciosos em uma época em que estão desenvolvendo sua imunidade. Por outro lado, este período de isolamento que estamos vivendo restringe atividades necessárias para a saúde das crianças, como brincar ao ar livre e tomar sol”, explica a alergista e imunologista Anete Grumach.

Cuidados tratamento para estimular imunidade infantil


É importante ressaltar que brincar ao ar livre estimula o desenvolvimento da imunidade da criança, tendo em vista que o
contato com impurezas permite que suas defesas se fortaleçam. Sendo assim, entende-se que o atual momento provoca um atraso nesse processo de desenvolvimento da imunidade infantil.

Crianças que apresentam problemas de imunidade fora do normal precisam, independente dos fatores citados anteriormente, se adequar ao tratamento adequado para controlar o problema. Portanto, é crucial que os pais estejam atentos para agir quando houver necessidade. O tratamento se baseia no uso de medicamentos específico capaz de estimular as defesas do organismo da criança.    

 

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Anete Sevciovic Grumach

Dra. Anete Sevciovic Grumach

Alergia e Imunologia

CRM: 35963 / SP

TAGS
crescimento
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A imunidade das crianças fica ainda mais comprometida no inverno com o isolamento social?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.