Imunidade: beber água é importante para fortalecer o corpo contra doenças?

  • +A
  • -A

Beber água é fundamental para o perfeito funcionamento do corpo e para evitar diversas doenças. A água é a principal substância no corpo humano e pode ser encontrada principalmente em três áreas: dentro das células; no espaço entre as células; e no sangue. Bebês e crianças possuem um percentual de água ainda maior do que os adultos. O consumo de água é, portanto, fundamental para o bom funcionamento do organismo. Isso quer dizer que é preciso beber quantidades adequadas de água para manter a imunidade em alta?

 

Importância da hidratação para a defesa do organismo

 

“Um corpo saudável tem a quantidade certa de líquido dentro e fora de cada célula, o que é chamado de equilíbrio de fluidos. Se há pouca água dentro da célula, ela murcha e morre. Se há muita água, a célula fica inchada. A desidratação  muda a fluidez do sangue, interferindo no transporte de nutrientes e oxigênio e na atividade adequada das células. Consequentemente, atrapalha também a resposta imunológica adequada”, explica a imunologista Roberta Rodrigues.         

A especialista explica que manter a hidratação do corpo adequada permite o funcionamento da imunoglobulina IgA, que é um anticorpo importante para a defesa imunológica contra infecções, muito comuns em crianças. “Quando não bebemos água suficiente, desidratamos com redução da saliva, lágrimas e hidratação das mucosas  e, consequentemente há redução da ação da IgA”, explica Roberta.

 

Formas de manter a hidratação adequada

 

Para manter os filhos bem hidratados, os pais devem apostar na recomendação padrão de beber de 2 a 2,5 litros de água por dia, o que equivale a cerca de 8 copos. “Existe também um cálculo baseado no peso corporal, que consiste em beber de 30 a 35 ml de água por kg de peso. Para saber se as crianças estão devidamente hidratadas, vale observar a cor da urina. Enquanto ela estiver clara, isso significa que a hidratação está adequada”, recomenda a imunologista.    

O ideal sempre é a hidratação com água, porém o consumo de sucos naturais, água de coco e frutas também é válido. Por outro lado, bebidas como café, chá e refrigerante geram o efeito oposto, ou seja, desidratam o organismo. “É importante destacar que não é preciso sentir sede para beber água. Quando a sede aparece, é porque já está faltando água no corpo”, conclui Roberta.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Roberta Rodrigues da Silva

Dra. Roberta Rodrigues da Silva

Alergia e Imunologia

CRM: 94054 / SP

TAGS
imunidade
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Imunidade: beber água é importante para fortalecer o corpo contra doenças?"

Cássia

Detestava beber água, onde fui praticamente obrigada a beber uma quantidade considerável quando comecei a perder líquido amniótico na gestação. Não que a água em si tenha feito o líquido amniótico a retornar mas de alguma forma contribuiu para o bom funcionamento do meu organismo e a situação normalizar. Desde então, criei o hábito de tomar em torna 2,5 à 3 litros de água por dia. Instalei até um aplicativo para me recordar da hora da água e com isso notei melhoras significativas no funcionamento do meu organismo e a questão da minha imunidade e disposição.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cássia, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Fernanda

Nossa, quanto é importante o consumo de água para o bom funcionamento do corpo, eu aprendi muito com a leitura desse texto, eu me considero uma pessoa que bebe bastante água, porém não sabia que o consumo de chá, não se considera como uma forma de hidratação, bebo bastante chá e calculava como água tomada ao dia, a partir de agora tomarei meus chás e mais água para compensar o chá.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fernanda. Ficamos felizes em poder ajudar. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e informações como essa. Até a próxima.

Neuza

Tomo água logo que levanto,gosto de sucos e faço todo dia e achava que sucos naturais de beterraba, cenoura , melancia as veses bato com água as veses com água de coco e gosto também de suco de yame, como suco ou com leite logo cedo.agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Neuza. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Continue nos acompanhando para receber mais informações e matérias com dicas sobre saúde, tratamentos e doenças. Abraços.

Almir Del Prette

Desde criança gosto de água, portanto, o hábito de beber água me é prazeroso, porém nem sempre fazia isso com regularidade durante o dia todo. Quando comecei a ter câimbras à noite, descobri que ingeria muita água no período da manhã, pouca a tarde e nada ao anoitecer. Mudei equilibrando o consumo em todos os períodos do dia, inclusive à noite. Melhor levantar a noite para ir ao banheiro do que acordar com câimbras..

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Almir. Obrigado por compartilhar seu relato conosco. Temos mais algumas matérias sobre esse tema. Clique no link abaixo e confira. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/busca/beber%20%C3%A1gua

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.