Qual é a importância da amamentação na imunidade dos bebês?


  • +A
  • -A

O leite materno, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser o único alimento dos bebês até os seis meses de vida. A partir daí, o aleitamento materno deve ser feito de complementar, pelo menos até os 2 anos de vida da criança. A amamentação é fundamental para o desenvolvimento infantil, ajudando, por exemplo, a fortalecer a imunidade dos pequenos. 

Amamentação supre falta de preparo do sistema imunológico dos bebês


“O leite humano oferece praticamente todas as
proteínas, açúcares, gorduras e água que seu bebê necessita para ser saudável no início da vida e também contém muitas substâncias que beneficiam o sistema imunológico, apresentando anticorpos ao organismo do bebê e também citocinas e enzimas”, afirma a alergista e imunologista Brianna Nicoletti. 

Todas essas substâncias protegem o bebê de uma grande variedade de doenças e infecções não só enquanto ele está mamando, mas em alguns casos, por algum tempo depois de ter desmamado. “Isso é importante porque até os 2 anos, o sistema imunológico da criança ainda está em desenvolvimento, começando a sua própria produção de anticorpos”, informa a médica. 

Leite materno ajuda a evitar alergias e doenças


Dra. Brianna lembra também que, nos primeiros dias de vida do bebê, por imaturidade imunológica e até das mucosas gastrointestinais, há uma maior chance de reações alérgicas. A amamentação irá apresentar ao sistema imunológico dos pequenos uma série de alérgenos, evitando que a criança desenvolva alergias, principalmente alimentares. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno ajuda a promover uma maior produtividade na vida adulta, reduz o risco da criança ter diabetes e ainda diminui as chances da mãe desenvolver câncer de mama. Importante destacar ainda que a amamentação ajuda no desenvolvimento emocional e cognitivo do bebê. 


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS):
https://www.who.int/topics/breastfeeding/en/

Dados do Ministério da Saúde: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/amamentacao/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Brianna Nicoletti

Dra. Brianna Nicoletti

Alergia e Imunologia

CRM: 113368 / SP

TAGS
crescimento
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a importância da amamentação na imunidade dos bebês?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.