Quais hábitos do dia a dia podem ajudar a turbinar as defesas do organismo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais hábitos do dia a dia podem ajudar a turbinar as defesas do organismo?

Ninguém gosta de ficar doente, não é mesmo? E um passo importante para ter um organismo forte é turbinar o nosso sistema imunológico. Dessa maneira, evitamos que seres invasores ganhem o combate contra nossas defesas e nos deixem de repouso. Que tal pegarmos algumas dicas para estarmos sempre de pé?

Ficando forte

São diversas as maneiras que temos para estar com a imunidade nas alturas. Elas passam por uma boa higiene, como lavar sempre as mãos antes de comer, e ter bons hábitos alimentares, como manter uma dieta nutritiva e equilibrada. “Devemos ter uma qualidade de sono, idealmente com um mínimo de oito horas por noite, e manter ingestão regular de água, pois as células necessitam do líquido para manter suas funções e baixo estresse oxidativo”, acrescenta a imunologista Laira Vidal.

Outro fator importante para estar em dia com a saúde é a exposição solar. Ela deve ser regular e limitada para um bom nível de vitamina D no organismo, que além de ser benéfica para a imunidade, favorece os ossos.

Estresse do dia a dia e cervejinha são vilões

Horas preso no trânsito, muitas tarefas e prazos corridos no trabalho, contas em casa para pagar são alguns dos exemplos mais famosos de coisas que nos deixam estressados. E o estresse é responsável por ficarmos mais fracos, sabia? “Estresse e baixa qualidade de sono afetam diretamente as defesas imunológicas. Devemos procurar a prática regular de exercícios físicos e também é interessante a busca por atividades relaxantes, como boa leitura ou assistir a um bom filme, o que promove um melhor ritual para dormir”, recomenda a médica.

Algumas pessoas podem seguir as dicas da Dra. Laira, mas outros podem optar por relaxar tomando uma cerveja. No entanto, até uma bebida gelada no fim do expediente não é uma boa ideia quando tratamos de imunidade. Segundo a profissional, mesmo em baixas quantidades, bebidas alcoólicas fazem com que nosso organismo se desidrate, promovendo um “alto estresse oxidativo e comprometendo o bom funcionamento das nossas células em geral”.

Dra. Laira Vidal é alergista e imunologista, formada pela UFRJ e diretora-médica da Clínica de Alergia Alergolife, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – CRM 864129 – laira.com.br

TAGS
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais hábitos do dia a dia podem ajudar a turbinar as defesas do organismo?"

M. Beatriz Wildgrube Carvalho

Sentindo muito cansaço me sinto debilitada, embora tenha uma alimentação equilibrada.

Cuidados Pela Vida

Olá M.Beatriz,
O estresse e o cansaço do dia-a-dia acabam refletindo em nossa saúde. Por isso é importante ter bons hábitos alimentares, ter uma qualidade de sono, idealmente com um mínimo de oito horas por noite, e manter ingestão regular de água. Caso o cansaço excessivo interfira em suas atividades diárias, orientamos que busque um profissional da saúde, para que possa obter maiores orientações.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.