Gripe ou resfriado no inverno: veja como aumentar a imunidade ajuda a proteger seu filho!

  • +A
  • -A

A época mais fria do ano já chegou e as baixas temperaturas podem deixar os pais preocupados. Afinal, essa é a época em que as crianças mais contraem infecções respiratórias, como gripe ou resfriado, além de alergias, prejudicando sua saúde. Mas, como aumentar a imunidade dos pequenos e evitar esse tipo de doença durante o outono e o inverno? Para responder essa pergunta, conversamos com a pediatra Ana Paula Midori, que esclareceu dúvidas sobre o assunto. Confira! 

Gripe ou resfriado? Por que são tão comuns no inverno?

Sabemos que gripe e resfriado, bem como alergias respiratórias, são muito comuns durante o inverno e o outono. Mas, por que a época do frio deixa as crianças tão suscetíveis a doenças oportunistas? A pediatra explica: “No inverno, as temperaturas são mais baixas e o ar é mais seco e isso faz com que os vírus sobrevivam por mais tempo. Além disso, frequentamos mais ambientes fechados, facilitando a transmissão das doenças respiratórias”.

Os sintomas das duas doenças às vezes são confundidos, de tão parecidos que são. Mas, então, como saber se é gripe ou resfriado? A médica destaca diferenças importantes entre os dois quadros: “O resfriado pode apresentar coriza, espirros, tosse e mal-estar. A febre é mais comum na gripe, que costuma deixar a criança mais prostrada e inapetente”.

Saiba como aumentar a imunidade dos pequenos!

Por mais que adultos sofram com os efeitos do inverno, as crianças são mais suscetíveis aos problemas de saúde típicos da estação. Dra. Ana Paula explica por que isso acontece: “O sistema imunológico delas é diferente. Como ainda não tiveram muito contato com microrganismos, podemos dizer que a imunidade adquirida é baixa. Além disso, crianças ficam mais próximas umas das outras, compartilham utensílios e levam as mãos à boca com muito mais frequência”. 

Então, como tratar resfriado e gripe nos pequenos e evitar novos casos? Para isso, é preciso manter o sistema imune das crianças em pleno funcionamento, fazendo com que as próprias defesas do organismo deem conta da recuperação do corpo. A pediatra dá algumas dicas de como aumentar a imunidade infantil. “O ideal é fortalecer a imunidade com uma boa alimentação, desde a amamentação até uma boa refeição, mantendo uma alimentação saudável em quantidade e qualidade. Tomar vacinas e praticar esportes também é importante”, recomenda a pediatra. É importante lembrar que a vacina da gripe é ofertada gratuitamente para as crianças no SUS e a imunização deve ocorrer todos os anos. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Paula Midori Eyama Imai

Dra. Ana Paula Midori Eyama Imai

Pediatria

CRM: 107975 / SP

TAGS
gripe
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Gripe ou resfriado no inverno: veja como aumentar a imunidade ajuda a proteger seu filho!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.