O que é a febre? Quais os principais fatores que ativam esse sintoma?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que é a febre? Quais os principais fatores que ativam esse sintoma?

A febre é uma elevação da temperatura normal do corpo que pode ocorrer em função de diversos fatores. Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo que é ativado quando há algo de anormal em seu funcionamento. O aumento da temperatura busca destruir invasores, geralmente vírus e bactérias.

“A definição de febre é flexível e depende do contexto clínico. Em geral, é aceito que ela seja definida pelo aumento da temperatura corporal central acima de 37,8°C, secundário a uma supra-modulação da área responsável pelo controle da temperatura no hipotálamo”, explica o clínico geral Brenno Belazi.

 

Principais causas da febre

 


O hipotálamo é uma área do cérebro que é responsável pelo aumento da temperatura corporal, quando o corpo detecta uma “invasão” de microorganismos. “A febre é um sinal de alerta e não uma doença em si. Ela serve para nos alertar que pode haver algo de errado acontecendo com nosso corpo”, frisa o médico.


Além dos vírus e bactérias, a febre pode ser causada por insolação, condições inflamatórias, tumor malígno e desidratação. Pode ser efeito adverso até mesmo do uso de medicamentos, como antibióticos, e de algumas vacinas. A febre também pode ter causa não identificada, uma classificação dada quando o médico não consegue definir um diagnóstico preciso de um paciente adulto com 38,3°C ou mais durante três semanas.

 

Sintomas adicionais e perigo da febre alta

 


Considerada um sintoma em si, a febre normalmente vem acompanhada de sinais adicionais, tais como suor, tremedeira, dor de cabeça, perda de apetite, desidratação, fraqueza no corpo e dores musculares. A febre muito alta, ou seja, que varia entre 39,4°C e 41,1°C, pode causar ainda alucinação, convulsão, irritabilidade e confusão.


“Quando vem acompanhada de alterações na pressão arterial, nos batimentos cardíacos e associada à falta de ar, alucinações, convulsões ou desidratação, a febre é considerada mais perigosa”, avalia Belazi. Nesses casos, deve-se procurar um médico com urgência. No entanto, a febre geralmente não exige a busca imediata por um profissional, especialmente quando a temperatura não está muito elevada.

 

Tratando a febre

 


Identificar a febre é algo fácil, já que a elevação da temperatura corporal e os sintomas relacionados a ela são bastante perceptíveis. Além disso, com o auxílio de um simples termômetro, qualquer um consegue medir com precisão o nível da febre. Definir a causa da febre, por outro lado, já é mais complicado. Para isso, o médico costuma pedir exames de sangue e raio-X de tórax.


Como a febre pode ter diversas causas, o tratamento específico de cada uma é o mais indicado para aliviar o paciente dos sintomas, incluindo a elevação da temperatura do corpo. Nos casos de infecção bacteriana, por exemplo, o uso de antibióticos é fundamental para eliminar o problema primário e, assim, reduzir a febre. O mesmo vale para inflamações, que são tratadas com anti inflamatórios. Para tratar especificamente da febre e dos sintomas diretamente relacionados, no entanto, podem ser indicados antitérmicos, fármacos desenvolvidos especificamente para ajudar na redução da temperatura do corpo.

 

Dr. Brenno Belazi Nery de Souza Campos é especializado em clínica médica e medicina intensiva. Formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). CRM: 97350

 

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
gripe
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "O que é a febre? Quais os principais fatores que ativam esse sintoma?"

maurricce coutinho werner

Seu Comentário aconteceu comigo tive uma problema de ingestao alimentar toxico meu corpo reagiu com vomito o medico local me deu uma vacina pra vomito depois meu corpo teve reacao comecou a cocar e ter muitas mancha vermelha e sinto fervendo por dentro de min doutor qual doenca e essa

Cuidados Pela Vida

Olá Maurricce, não temos como realizar um diagnostico sem conhecer o caso clínico.Converse com seu médico para que ele possa te auxiliar.Melhoras.

Sumaia

Não se consegue diagnosticar os problemas da febre alta em adulto, sem dores. O que pode ser ? Peço que não ha necessidade de divulgar, agradeço a compreensão! Obrigado

Cuidados Pela Vida

Oi Sumaia, temos em nosso site outras matérias que tratam sobre este assunto, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dores-no-corpo/por-que-febre-sintomas
Lembrando que é importante comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Caio reis

Olá dr.breno, estou com febre e com uma coceira ou incômodo parece que nã parte inferior da garganta, estou tendo tosses também, o que o doutor acha ?

Cuidados Pela Vida

Olá Caio, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Tatiele katia de souza

Olá gostaria de saber o pq Da minha febre Estou sentindo febre desde de sábado e estou até hojeO que pode ser

Cuidados Pela Vida

Olá Tatiele, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Valéria

Olá queria saber pq a febre vai e volta e si deixar vai a 38° graus n sou eu que estou com febre e meu filho de 1 ano e 10meses;esses dias atrás ele estava assim tbm;mais com outras coisas a mais;e de ontem pra cá voltou novamente a febre dele é n sei mais oq fazer;fui no médico da vez q ficou assim e passou amoxicilina para mim dar ele é outro remédio,gostaria de saber si posso dar ele novamente??? Obrigado

Cuidados Pela Vida

Olá Valéria, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você leve seu filho para uma consulta. Abraços.

ISNAIA SANTOS

Tenho 57 anos. E estou tendo febres com calafrios e suadeira de tarde e noite. Geralmente, 39.5 *C. Fui ao medico e solocitou rx torax que não apresentou alterações. Fiz hemograma que tbem não apresentou alterações. Leuco no primeiro deu 6.000 e no segundo com 3 dias apos o primeiro deu 4.400. E ate o momento não sei o que ta me causando a febre…me oriente!

Cuidados Pela Vida

Olá Isnaia, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.