O que é a febre? Quais os principais fatores que ativam esse sintoma?

  • +A
  • -A

A febre é uma elevação da temperatura normal do corpo que pode ocorrer em função de diversos fatores. Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo que é ativado quando há algo de anormal em seu funcionamento. O aumento da temperatura busca destruir invasores, geralmente vírus e bactérias.

“A definição de febre é flexível e depende do contexto clínico. Em geral, é aceito que ela seja definida pelo aumento da temperatura corporal central acima de 37,8°C, secundário a uma supra-modulação da área responsável pelo controle da temperatura no hipotálamo”, explica o clínico geral Brenno Belazi. Veja, logo abaixo, o que causa a febre. 

Saiba o que causa a febre


O hipotálamo é uma área do cérebro que é responsável pelo aumento da temperatura corporal, quando o corpo detecta uma “invasão” de micro-organismos. “A febre é um sinal de alerta e não uma doença em si. Ela serve para nos alertar que pode haver algo de errado acontecendo com nosso corpo”, frisa o médico.


Além dos vírus e bactérias, a febre pode ser causada por insolação, condições inflamatórias, tumor maligno e desidratação. Pode ser efeito adverso até mesmo do uso de medicamentos, como antibióticos, e de algumas vacinas. A febre também pode ter causa não identificada, uma classificação dada quando o médico não consegue definir um diagnóstico preciso de um paciente adulto com 38,3°C ou mais durante três semanas.

Quais são os perigos da febre alta?


Considerada um sintoma em si, a febre normalmente vem acompanhada de sinais adicionais, tais como suor, tremedeira, dor de cabeça, perda de apetite, desidratação, fraqueza no corpo e dores musculares. A febre muito alta, ou seja, que varia entre 39,4°C e 41,1°C, pode causar ainda alucinação, convulsão, irritabilidade e confusão.


“Quando vem acompanhada de alterações na pressão arterial, nos batimentos cardíacos e associada à falta de ar, alucinações, convulsões ou desidratação, a febre é considerada mais perigosa”, avalia Belazi. Nesses casos ou nos casos de febre constante, deve-se procurar um médico com urgência. No entanto, o sintoma geralmente não exige a busca imediata por um profissional, especialmente quando a temperatura não está muito elevada.

Tratando a febre


Identificar a febre é algo fácil, já que a elevação da temperatura corporal e os sintomas relacionados a ela são bastante perceptíveis. Além disso, com o auxílio de um simples termômetro, qualquer um consegue medir com precisão o nível da febre. Definir a causa da febre, por outro lado, já é mais complicado. Para isso, o médico costuma pedir exames de sangue e raio-X de tórax.


Como a febre pode ter diversas causas, o tratamento específico de cada uma é o mais indicado para aliviar o paciente dos sintomas, incluindo a elevação da temperatura do corpo. Nos casos de infecção bacteriana, por exemplo, o uso de antibióticos é fundamental para eliminar o problema primário e, assim, reduzir a febre. O mesmo vale para inflamações, que são tratadas com anti inflamatórios. Para tratar especificamente da febre e dos sintomas diretamente relacionados, no entanto, podem ser indicados antitérmicos, fármacos desenvolvidos especificamente para ajudar na redução da temperatura do corpo.

Quando pensar em COVID-19?

 

A COVID-19 é uma doença causada por um tipo de coronavírus conhecido como SARS-CoV-2, que apresenta principalmente sintomas respiratórios muitas vezes semelhantes a quadros gripais.

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca, sendo que alguns pacientes podem apresentar ainda dores no corpo, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Em alguns casos também pode causar tosse com catarro. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

O sintoma que merece maior atenção e que deve ser levado em consideração para que os pacientes procurem imediatamente um serviço de saúde é a falta de ar ou dificuldade de respirar, que pode significar uma piora do quadro pulmonar.

 

Se você tiver dúvidas sobre os sintomas e diferenças entre a Gripe, Resfriado e Coronavírus, acesse: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/comparacao-entre-os-sintomas-resfriado-comum-gripe-e-covid-19

 

Referências:

  1. Wei-jie Guan et al. Comorbidity and its impact on 1,590 patients with COVID-19 in China: A Nationwide Analysis. MedRxiv 2020.
  2. Ministério da Saúde. https://www.saude.gov.br/o-ministro/746-saude-de-a-a-z/46490-novo-coronavirus-o-que-e-causas-sintomas-tratamento-e-prevencao-3 acessado em 13/04/2020.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauro Luís de Mello Ferreira

Dr. Mauro Luís de Mello Ferreira

Geriatria

CRM: 34107 / SP

Dr. Brenno Belazi Nery de Souza Campos 

Dr. Brenno Belazi Nery de Souza Campos 

Clínica Médica

CRM: 97350 / SP

TAGS
coronavirus
covid-19
dores-no-corpo
gripe
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

30 comentários para "O que é a febre? Quais os principais fatores que ativam esse sintoma?"

maurricce coutinho werner

Seu Comentário aconteceu comigo tive uma problema de ingestao alimentar toxico meu corpo reagiu com vomito o medico local me deu uma vacina pra vomito depois meu corpo teve reacao comecou a cocar e ter muitas mancha vermelha e sinto fervendo por dentro de min doutor qual doenca e essa

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maurricce, não temos como realizar um diagnostico sem conhecer o caso clínico.Converse com seu médico para que ele possa te auxiliar.Melhoras.

Sumaia

Não se consegue diagnosticar os problemas da febre alta em adulto, sem dores. O que pode ser ? Peço que não ha necessidade de divulgar, agradeço a compreensão! Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sumaia, temos em nosso site outras matérias que tratam sobre este assunto, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dores-no-corpo/por-que-febre-sintomas
Lembrando que é importante comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Caio reis

Olá dr.breno, estou com febre e com uma coceira ou incômodo parece que nã parte inferior da garganta, estou tendo tosses também, o que o doutor acha ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Caio, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Tatiele katia de souza

Olá gostaria de saber o pq Da minha febre Estou sentindo febre desde de sábado e estou até hojeO que pode ser

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tatiele, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Valéria

Olá queria saber pq a febre vai e volta e si deixar vai a 38° graus n sou eu que estou com febre e meu filho de 1 ano e 10meses;esses dias atrás ele estava assim tbm;mais com outras coisas a mais;e de ontem pra cá voltou novamente a febre dele é n sei mais oq fazer;fui no médico da vez q ficou assim e passou amoxicilina para mim dar ele é outro remédio,gostaria de saber si posso dar ele novamente??? Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Valéria, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você leve seu filho para uma consulta. Abraços.

ISNAIA SANTOS

Tenho 57 anos. E estou tendo febres com calafrios e suadeira de tarde e noite. Geralmente, 39.5 *C. Fui ao medico e solocitou rx torax que não apresentou alterações. Fiz hemograma que tbem não apresentou alterações. Leuco no primeiro deu 6.000 e no segundo com 3 dias apos o primeiro deu 4.400. E ate o momento não sei o que ta me causando a febre…me oriente!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Isnaia, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Daiane

Doutor minha filha tomou antibioticos faz 3 semanas hoje deu febre 38.5 e a testa dela fica muito quente ela tem 3 anos ela tem anemia e já tratei só que ela mama muito a noite toda tenho dó de tirar ela ta com a imunidade baixa volta e meia ela tem febre oque posso fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Daiane, o melhor a se fazer é buscar um Pediatra para que seja realizado exames e partir dos resultados identificar as causas desses sintomas e iniciar o tratamento mais adequado. Como a febre pode ter diversas causas, o tratamento específico de cada uma é o mais indicado para aliviar o paciente dos sintomas. Até a próxima.

Larissa

Achei ótima a explicação, a febre é não apenas um aviso, mas uma forma de defesa do nosso corpo.Obrigada por explicar que parte do corpo comanda a febre. O Hipotálamo faz muitas coisas! A minha dúvida é: como nossa temperatura aumenta? É uma secreção endócrina? Para aquecer nosso corpo os batimentos são aumentados obrigatoriamente?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Larissa, entre as causas da febre, vale destacar as infecções causadas por vírus (como é o caso de um quadro de gripe), bactérias, fungos e parasitas. Além disso, existem ainda as causas não infecciosas, entre as quais se destacam as doenças do sistema nervoso central, como hemorragias e traumatismos, as neoplasias, como câncer de fígado, rins e intestinos, as doenças cardiovasculares, o hipertireoidismo e alguns tipos de hepatites. Para informações mais técnicas é necessário uma consulta com o médico pois conforme informado na matéria a febre pode ocorrer por conta de vários fatores podendo variar os sintomas. Até logo.

Josivaldo

Minha filha vomitou 3 vezes ontem e a febre esta chegando a 38.5 o que fazer doutor? Ela nao se alimenta muito mas esses dias ela comeu muita pipoca bolo e nescau e no outro d ia amanheceu assim ???

Rafael

Boa noite! Bom, a pouco mais de um ano comecei a ter febre do nada, a qual, chega até os 40° C e depois some. Isso já ocorreu 3 vezes, e sempre vem acompanhada de tremores, dores e fraqueza. Eu sempre vou ao hospital mas, devido a demora da triagem, a febre passa. Gostaria de saber se tem algum diagnóstico relativo ao meu caso?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rafael. De acordo com a matéria, a febre é uma elevação da temperatura normal do corpo que pode ocorrer em função de diversos fatores. Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo que é ativado quando há algo de anormal em seu funcionamento. Só possível identificar a causa desses sintomas relatados após exames. Procure passar em consulta com um médico, para que sejam realizados os exames necessários e iniciar o tratamento adequado. Até logo.

Adilson

Dor no corpo a temperatura do corpo bem elevada e mesmo assim sinto friu sera q é febre

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Adilson. A febre é uma manifestação fisiológica da reação imunológica do corpo a algum tipo de infecção ou inflamação, ou seja, avisa que tem algo errado. Normalmente, os médicos consideram que a febre que inspira cuidados parte dos 38,3°C. Como solução, o paciente pode apostar em antitérmicos comuns, desde que prescritos pelo médico. Até breve!

Adriano

Sempre que como qualquer coisa me sinto com febre mais na.maioria das vezes uma febre interna o que pode ser ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Adriano. A febre pode estar associada a inúmeras mudanças no organismo de um indivíduo. Por isso, orientamos que procure um médico para que você tenha um diagnóstico preciso sobre o seu caso. Abraços!
 

Maria Nilda Teixeira Gomes

Estou com febre sem sintomas nenhum, ele vem e volta o que pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. A febre é um sintoma, e pode ocorrer por diversos fatores. Caso a temperatura corporal esteja de fato elevada, especialistas recomendam tomar um banho morno e evitar permanecer em locais quentes. Para que seja identificada a causa exata deste sintoma, o ideal é realizar uma consulta com o especialista, para que o mesmo avalie e prescreva algum tratamento, se necessário. Segue leitura com mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/febre-alta-riscos Estimamos melhoras!

Sonia

Meu irmão de 61anos tem alguns dias que fica dando febre toma remédio passa mais volta de novo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sonia. Na persistência desse sintoma, o ideal é relatar ao médico, para que seja avaliada a causa e o especialista aponte o melhor curso para o tratamento. Estimamos melhoras!

ERINEIDE

Bom dia.minha mãe está doente a uma semana. Sentindo dores nas juntas, febre, dores de cabeça, dor na nuca e tbm falta de ar com um cansaço. Levamos ela ao hospital ontem e ela tomou um amedicção e fez um hemograma completo, o exame nao deu nada de alterado (conforme o medico) porém ela amanheceu pior e vomitando, estou preocupada.O que vc acha que devo fazer?

Eurides

olá Dr, já tive algumas infecções inclusive pneumonia e em momento algum apresentei febre mesmo com um pulmão completamente velado, isso me intrigou muito, pois sei que a febre é um alerta do organismo dizendo que algo não está bem. perguntei a um medico o que poderia ser,e ele me disse que pode ser alguma disfunção no hipotálamo,que é responsável pela regulação da temperaturaBom minha pergunta é . Nesses tempos em que estamos passando por essa virose em que um dos principais sintomas é a febre de moderada a alta ,quais são os outros sintomas que devo observar atentamente para relatar em uma anamnese caso seja necessário? Obrigada

Tairini Alves

Boa tarde Dr,tenho uma filha de apenas 2 anos e sempre ela ficou doente frequentemente.Apartor dos 1 ano de idade,vive doente,sempre médicos fazem exames e dá infecção no sangue e passam antibiótico,primeiro examinam á garganta e somente com resultados dos exames q passam.o.remédio!! Teve uma vez que até pediatra reclamou q ela estava tendo muito frequência no médico!! No momento estou no interior,devido o tempo achei q iria melhorar más começou de novo,levei no hospital hoje e a médica nem examinou,mandou procurar pediatra pq ñ é certo criança ter infecção recorrente,e q o pediatra iria pedir exames… tdo bem l,como interior é mais fácil segunda levarei!! Durante esses 3 meses q estou no interior ela sempre da febre e médico examina e é garganta,dessa última vez já me.encaminharam pro pediatra e é pra relaizar exames…! Achava q com clima.daqui seria diferente ,do em SP mas me.enganei.. e como.Sus de Sp é uma tristeza pra achar pediatra … será q é grave..meu coração.ta apertado,tive caso de linfoma com meu irmão na época q era adolescente… Morro de medo só de pensar.. .

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.