Quais são os fatores que mais influenciam na imunidade de uma criança?


  • +A
  • -A

A imunidade de uma criança é mais frágil que a de um adulto, já que ao nascer, os bebês ainda precisam desenvolver e fortalecer suas defesas. Isso é feito com exposição e contato com o mundo, consumo de nutrientes variados por meio da alimentação (e suplementação, se necessário) e também imunização (vacinas).    

Importância da exposição e alimentação para a imunidade das crianças


“Apesar de a criança nascer com o sistema imunológico praticamente pronto, ele necessita de treinamento para amadurecer. Assim como o sistema neurológico precisa de treinamento para que a criança aprenda a engatinhar, andar e falar, o sistema imunológico precisa de estímulos para funcionar. Sendo assim,
cada contato com vírus e bactérias fará com que o sistema imune amadureça ao aprender a responder contra esses diferentes micro-organismos”, explica o imunologista Gesmar Rodrigues Silva Segundo.

Além disso, para que o sistema imunológico funcione bem, é necessário que as células tenham nutrientes para trabalhar, que são adquiridos por meio de uma alimentação equilibrada. “Não existe alimento mágico que melhore o sistema imunológico ou que faça com que ele pare de funcionar. A chave é seguir as orientações alimentares preconizadas pelos pediatras”, afirma o médico.

Vacinas, cuidado com exposição excessiva e tratamento medicamentoso

O estímulo do sistema imune por meio das vacinas é outro ponto fundamental para a saúde e o bom funcionamento do organismo das crianças. “As vacinas fazem com que o corpo produza anticorpos contra micro-organismos perigosos (sarampo, poliomielite, meningococos, pneumococos, coqueluche, febre amarela, tétano, difteria etc), promovendo assim um aumento da imunidade”, informa o especialista.

Apesar da imunidade depender de exposições, o excesso tende a ser um risco para a saúde das crianças. Portanto, é importante mantê-las sempre em ambientes saudáveis, bem ventilados e com iluminação adequada. O tratamento medicamentoso também pode ser indicado como forma de manter a imunidade alta.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Gesmar Rodrigues Silva Segundo

Dr. Gesmar Rodrigues Silva Segundo

Alergia e Imunologia

CRM: 32969 / MG

TAGS
alimentacao
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os fatores que mais influenciam na imunidade de uma criança?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.