A falta de contato com a luz do sol pode prejudicar a imunidade?

  • +A
  • -A

Por mais que esteja muito relacionada à saúde dos ossos, a vitamina D também oferece benefícios para o organismo em outras frentes. Atua no também nas partes cardiovascular, muscular, metabólica, imunológica e de crescimento. Sendo assim, é importante que os pais estimulem o contato de seus filhos com a luz do sol desde cedo, já que esta é a principal fonte da vitamina em questão.   

Contato com a luz do sol em tempos de pandemia


De acordo com a alergista e imunologista Anete Grumach, a vitamina D também é importante no combate a doenças que também são muito marcantes na infância. “A importância do
contato com a luz do sol é a geração da vitamina D. Há vários estudos avaliando o papel da vitamina D em muitas doenças, tais como asma e dermatite atópica”, afirma a médica. 

No atual período de pandemia por conta do novo coronavírus, o contato com o sol tende a diminuir devido ao isolamento social, principalmente nos casos daqueles que seguem com rigor essa indicação dos principais órgãos de saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), prevalece, mesmo neste período, a recomendação de expor diariamente braços e pernas ao sol, sem proteção solar, por cerca de 15 minutos, nos horários antes das 10h e depois das 16h.  

Cuidados diários e tratamento medicamentoso para fortalecer a imunidade


Ainda segundo a especialista,
hábitos de vida saudáveis, no geral, devem ser sempre estimulados para garantir um sistema imune mais fortalecido e chances de infecções reduzidas o máximo possível. Portanto, além do contato com a luz do sol, é essencial que as crianças tenham acesso a uma alimentação bastante nutritiva, prática regular de atividade física ao ar livre, sono de qualidade todos os dias, dentre outras coisas. “Uma vida saudável e equilibrada é sempre bom para saúde”. 

No caso das crianças que apresentam problemas de imunidade diagnosticados como fora do normal, ainda mais aquelas que seguem todos os cuidados antes mencionados no dia a dia, a solução pode ser o tratamento medicamentoso. Existem remédios específicos capazes de estimular e fortalecer as defesas do organismo, com o propósito de diminuir os riscos de infecções comuns na infância, especialmente as das vias aéreas respiratórias. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria:

https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/suplementacao-de-vitamina-d-e-covid-19-conheca-as-orientacoes-do-departamento-de-endocrinologia-da-sbp/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
crescimento
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A falta de contato com a luz do sol pode prejudicar a imunidade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.