O estresse pode enfraquecer a imunidade do organismo. Entenda!


  • +A
  • -A

Rotina cansativa, trabalho preocupante, frustração na vida pessoal, medo do futuro e desconforto diante de situações do dia a dia. Esses e outros fatores acumulados podem causar o estresse, uma sensação que provoca diversas alterações no organismo, como aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. O estresse é, na verdade, uma reação do organismo que se manifesta ao longo do tempo por causa de situações ameaçadoras.

Como o estresse afeta o sistema imunológico

De acordo com estudos científicos, o problema afeta o sistema imunológico e torna o corpo mais suscetível a doenças, mas segundo o imunologista Antonio Condino Neto, as causas ainda estão em investigação: “Uma bem conhecida é a exposição crônica ao excesso de cortisol e adrenalina, mediadores reconhecidamente ligados ao estresse, que inibem as células do sistema imune.”

O cortisol é um hormônio que atua na inibição do sistema de defesa do organismo, além de estar relacionado a complicações cardiovasculares. Com o estresse constante, o corpo passa a produzi-lo em uma grande quantidade, fazendo com que o próprio organismo relaxe suas defesas. A consequência é a dificuldade de resposta do sistema imunológico.

Medidas para acabar com o estresse

Para reduzir o estresse e aumentar a proteção do corpo, é necessário procurar ajuda psicoterápica para tratar o problema e implementar uma série de mudanças de hábitos: “Dormir bem, evitar o consumo de cigarro, álcool e drogas, se alimentar equilibradamente e fazer atividades físicas”, indica o imunologista.

Mas além do estresse, existem outros fatores psicológicos que podem prejudicar o sistema imunológico. “A clássica tríade dos tempos modernos: ansiedade, pânico e depressão”, afirma Condino Neto. Ele recomenda a busca por suporte médico, espiritual, religioso ou outro com o qual o paciente se identifique, para uma melhor qualidade de vida.

Dr. Antonio Condino Neto é imunologista, formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e atua em São Paulo. CRM-SP: 51204

TAGS
estresse
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "O estresse pode enfraquecer a imunidade do organismo. Entenda!"

Conceição Farias

Excelente a informação do Dr. Antônio Condino Neto. Esclareceu bem o porquê de nos últimos meses eu ter gripado com frequência. Pois estou à frente da administração financeira da Instituição Religiosa, a qual pertenço. E todos os dias tenho preocupação. Estou tendo que criar ações que tragam uma melhor sustentabilidade financeira.Muito grata à esse facultativo.

Geferson

Me preocupei tanto com problema no rim e trabalho que minha imunidade baixo e entre em transtorno de ansiedade generalizada ..o médico me passou o lírios e Rivotril 0.25 mg estou mais calmo graças a Deus!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Geferson, parabéns pelo empenho e busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Daniella Alves

Eu gripei a um mes uma gripe forte e continuo espirrando porem sofro com sindrome de panico ansiedade depressao hipocondria e transtorno bipolar deve ser por isso que fico gripada todo o mes

vera Anhaia

Faço tratamento faz uns 12 anos, fui diagnostica com bipolaridade, depressão e ansiedade mas venho notado um certo pânico social e sintomas de tok. Moro sozinha e me sinto em paz, acontece q por causa do desânimo, indiferença com tudo e todos, falta de libido entre outros fizeram com q diminuísse pela metade a maioria dos medicamentos como CARBONATO DE LÍTIUM 300mg, VENLAFAXINA 75 mg ( só não diminui o ALPRAZOLAN 2mg gostaria de saber se isto pode ter uma Candidíase bucal grave q tento curar faz uns 6 meses. Essa diminuição pode ter causado uma baixa imunidade?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vera, não é indicado que você interrompa ou altere o tratamento sem autorização do médico. O ideal é que você faça acompanhamento periódico com o médico que o prescreveu, relatando os sintomas que você sente durante o tratamento para que ele possa te orientar adequadamente. Abraços.

Daniel Araujo

Muito bom! a informação do Dr.Antonio Condino, a procura também pelo lado espiritual ,instituições religiosas tem contribuído muito para melhoras de muitas vidas com relação ao assunto em destaque.Parabéns pelo incentivo!

Cleide Maria

Eu tive e minhas mãos ficaram em carne viva ninguém sabia o que era efoi tdporcausa que perdi meu carro quase perdi meu comercio aí partir falava comigo mesmo ..isso não vai me dominar eu sou muito mais eficiente me levantar do de vagar…hoje não sinto mais àquela sensação de morrer. Hoje estou enviando conseguir sair disso…pqate agora estou esperando médico do SUS tenham um lindo dia.

Fatima

Olá , o estresse nos acompanha desde o começo do mundo , até Jesus passou por ele varias vezes , uma SOLUÇÃO Q ENCONTREI FOI MEDITAÇÃO , senti uma grande diferença .

Beatriz

Faz todo o sentido, estou passando por um estresse muito grande relacionado ao fim de um casamento de 7 anos. Tem um filho de 3 anos e estou grávida de 18 semanas. Depois que comecei a passar por esse momento de separação, minha imunidade foi lá em baixo. Adquiri uma anemia mesmo em uso de suplemento de Ferro e ainda uma infecção urinária fortíssima. E tudo isso mantendo uma alimentação saudável e usando suplementos vitaminicos. Acredito que a explicação seja o estresse muito alto que venho passando. OBRIGADA PELO ESCLARECIMENTO.

Monica da Silva Andrade

Dr Antônio amei seu recadinho estou com imunidade baixa creio q seja isso.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.