O estresse pode enfraquecer a imunidade do organismo. Entenda!
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Antonio Condino Neto
- +A
- -A
Rotina cansativa, trabalho preocupante, frustração na vida pessoal, medo do futuro e desconforto diante de situações do dia a dia. Esses e outros fatores acumulados podem causar o estresse, uma sensação que provoca diversas alterações no organismo, como aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. O estresse é, na verdade, uma reação do organismo que se manifesta ao longo do tempo por causa de situações ameaçadoras.
Como o estresse afeta o sistema imunológico
De acordo com estudos científicos, o problema afeta o sistema imunológico e torna o corpo mais suscetível a doenças, mas segundo o imunologista Antonio Condino Neto, as causas ainda estão em investigação: “Uma bem conhecida é a exposição crônica ao excesso de cortisol e adrenalina, mediadores reconhecidamente ligados ao estresse, que inibem as células do sistema imune.”
O cortisol é um hormônio que atua na inibição do sistema de defesa do organismo, além de estar relacionado a complicações cardiovasculares. Com o estresse constante, o corpo passa a produzi-lo em uma grande quantidade, fazendo com que o próprio organismo relaxe suas defesas. A consequência é a dificuldade de resposta do sistema imunológico.
Medidas para acabar com o estresse
Para reduzir o estresse e aumentar a proteção do corpo, é necessário procurar ajuda psicoterápica para tratar o problema e implementar uma série de mudanças de hábitos: “Dormir bem, evitar o consumo de cigarro, álcool e drogas, se alimentar equilibradamente e fazer atividades físicas”, indica o imunologista.
Mas além do estresse, existem outros fatores psicológicos que podem prejudicar o sistema imunológico. “A clássica tríade dos tempos modernos: ansiedade, pânico e depressão”, afirma Condino Neto. Ele recomenda a busca por suporte médico, espiritual, religioso ou outro com o qual o paciente se identifique, para uma melhor qualidade de vida.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Antonio Condino Neto
Alergia e Imunologia
CRM: 51204 / SP
- 22 comentários para "O estresse pode enfraquecer a imunidade do organismo. Entenda!"
-
Conceição Farias
Excelente a informação do Dr. Antônio Condino Neto. Esclareceu bem o porquê de nos últimos meses eu ter gripado com frequência. Pois estou à frente da administração financeira da Instituição Religiosa, a qual pertenço. E todos os dias tenho preocupação. Estou tendo que criar ações que tragam uma melhor sustentabilidade financeira.Muito grata à esse facultativo.
-
Geferson
Me preocupei tanto com problema no rim e trabalho que minha imunidade baixo e entre em transtorno de ansiedade generalizada ..o médico me passou o lírios e Rivotril 0.25 mg estou mais calmo graças a Deus!!!
-
vera Anhaia
Faço tratamento faz uns 12 anos, fui diagnostica com bipolaridade, depressão e ansiedade mas venho notado um certo pânico social e sintomas de tok. Moro sozinha e me sinto em paz, acontece q por causa do desânimo, indiferença com tudo e todos, falta de libido entre outros fizeram com q diminuísse pela metade a maioria dos medicamentos como CARBONATO DE LÍTIUM 300mg, VENLAFAXINA 75 mg ( só não diminui o ALPRAZOLAN 2mg gostaria de saber se isto pode ter uma Candidíase bucal grave q tento curar faz uns 6 meses. Essa diminuição pode ter causado uma baixa imunidade?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Vera, não é indicado que você interrompa ou altere o tratamento sem autorização do médico. O ideal é que você faça acompanhamento periódico com o médico que o prescreveu, relatando os sintomas que você sente durante o tratamento para que ele possa te orientar adequadamente. Abraços.
-
Cleide Maria
Eu tive e minhas mãos ficaram em carne viva ninguém sabia o que era efoi tdporcausa que perdi meu carro quase perdi meu comercio aí partir falava comigo mesmo ..isso não vai me dominar eu sou muito mais eficiente me levantar do de vagar…hoje não sinto mais àquela sensação de morrer. Hoje estou enviando conseguir sair disso…pqate agora estou esperando médico do SUS tenham um lindo dia.
-
Beatriz
Faz todo o sentido, estou passando por um estresse muito grande relacionado ao fim de um casamento de 7 anos. Tem um filho de 3 anos e estou grávida de 18 semanas. Depois que comecei a passar por esse momento de separação, minha imunidade foi lá em baixo. Adquiri uma anemia mesmo em uso de suplemento de Ferro e ainda uma infecção urinária fortíssima. E tudo isso mantendo uma alimentação saudável e usando suplementos vitaminicos. Acredito que a explicação seja o estresse muito alto que venho passando. OBRIGADA PELO ESCLARECIMENTO.
-
Angelica
eu tive a mononucleose após tela minha imunidade esta muito baixa ,também tive infecção urinaria será que esse motivo a baixada imunidade?
-
Tatiane
Ótima informação! Gostaria de tirar uma dúvida, o stress ou uma situação dele pode causar alergias no rosto ( percebi que qdo passo uma situação de mto stress , meu rosto fica todo empelotado, aspero parecendo que levei várias mordidas de pernilongo, depois de um tempo respirando fundo, volta ao normal.)Isso é possível? Obrigada,
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Tatiane. A resposta ao estresse varia de pessoa para pessoa e do contexto em que ela está inserida, mas, geralmente, ele afeta a mente, o comportamento e até o funcionamento do organismo. Recomendamos que você procure um especialista para avaliar o diagnóstico adequado. Abraços.
-
Luiz roberto thomas Uchôa
A cada exame de sangue que faço minhas plaquetas diminuem. Será que o estress pode fazer com que as plaquetas diminuam, pois os outros exames estão normais. Hoje minhas plaquetas estão em 150000, ou seja no limite da normalidade.
-
Obrigado doutor. Eu recentemente fui a uma hematologista e ela prescreveu vários exames. Eu fiz os exames e levei para a médica, aliás. Foram exames que nunca tinha feito. Ela me disse que estava tudo normal e pediu para em março eu repetir o hemograma. A doutora me disse que o estresse não diminuição das plaquetas. O que fiquei preocupado porque ela me disse que não existe nenhum alimento que faça com que as plaquetas aumentem, ou seja , não. Me resta outra coisa a fazer senão repetir o exame em março e torcer para as plaquetas aumentarem.
-
SOEIRO
Esta desaceleração para conter o covid-19 tras tambem a contenção do estrese.A baixa de imunidade nos espoem a contrair virus gripal A gripe é provocada por um vírus, digamos, muito esperto. Além de passar por mutações constantemente, o que exige campanhas de vacinação anuais, esse inimigo da saúde passa de uma pessoa para outra com extrema facilidade. E, claro, provoca estragos que não podem ser negligenciados, principalmente pelos grupos de risco.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.