AchèAchè
    search
    Título

    Doenças do verão: como encarar o calor sem sofrer problemas de saúde?

    Uncategorized

    Por

    O verão é uma época marcada pelo calor intenso, chuvas fortes e praias e piscinas cheias de gente. Todos esses fatores formam a combinação ideal para as férias em família, mas também favorecem uma série de doenças e problemas típicos do verão que são capazes de atrapalhar qualquer diversão. Para evitá-los, é importante cuidar da saúde!

    Sol forte do verão pode provocar desidratação e insolação


    “Desidratação, insolação,
    dengue, brotoeja, micose, bicho geográfico, melasma, conjuntivites, câncer de pele, intoxicação alimentar, infecções gastrointestinais e fitofotodermatoses, que são queimaduras causadas por frutas cítricas” são os problemas que mais costumam afetar a saúde durante o verão, segundo a médica Giselle Pereira Azevedo.
    Para se prevenir, a regra número um no verão é se hidratar. “O forte calor pode causar a desidratação nos pacientes, fazendo com que percam, às vezes, os chamados eletrólitos, que são importantes para a homeostase”, lembra a profissional. A homeostase é a condição de estabilidade necessária para o corpo realizar suas funções de forma adequada e pode ser mantida por meio do consumo de cerca de dois litros de água por dia.

    Filtro solar deve ser aplicado várias vezes ao longo do dia


    Além disso, a exposição aos raios solares e ao calor intenso pode provocar distúrbios de insolação e até lesões de pele que, em longo prazo, podem se transformar em um caso de câncer de pele. Segundo a médica, até mesmo alterações no metabolismo podem ocorrer por causa do calor do verão. Uma forma importante de se prevenir desses problemas é sempre utilizar filtros solares e evitar se expor diretamente à luz solar.

    Dra. Giselle tem ainda outras dicas para cuidar da saúde durante o verão: “Procurar ingerir alimentos frescos e que se tenha conhecimento da procedência, evitar a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, não exagerar nos banhos de mar e de piscina e preferir roupas mais leves“. Para evitar as infecções de pele, é necessário não compartilhar toalhas e evitar andar descalço em locais com gramados e areia. Já o uso do repelente e a eliminação de focos de água parada ajudam a proteger contra a picada de mosquitos, como o mosquito da dengue.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes