De que forma uma família pode aumentar, unida, sua imunidade?

  • +A
  • -A

Hábitos saudáveis, no geral, são importantes para manter uma boa imunidade, não importa a idade da pessoa. Por isso, uma família com crianças deve buscar diariamente manter diversos cuidados nesse sentido, visando não apenas o bem estar dos pequenos, mas também dos adultos. Afinal, quando todos se cuidam, as chances de infecções e doenças na casa diminuem ainda mais.  

Principais cuidados diários para elevar a imunidade da família


“Em primeiro lugar, é importante que todos os integrantes da família busquem evitar exposição exagerada ao sol e mudanças bruscas de temperatura no dia a dia (sair do calor da rua direto para ambientes com ar condicionado, por exemplo).
Isso causa prejuízos à imunidade, o que implica em maior vulnerabilidade a infecções e doenças”, orienta a pediatra Fabiane Durão. 

Ainda segundo a especialista, deve-se ter atenção à validade dos alimentos e garantir sempre que estes sejam devidamente higienizados (principalmente as leguminosas e verduras). “Também é válido que a família busque evitar exageros na alimentação, optando sempre que possível para o que for mais saudável, nutritivo”, acrescenta a profissional.

Manter a casa limpa e a higiene pessoal de todos da família são outros pontos fundamentais. Isso tem peso ainda maior no atual contexto de pandemia do novo coronavírus, mas deve ser levado a sério sempre. “Recomendo, ainda, que todos na família façam consultas regulares com seus médicos, para aumentar o controle da saúde no lar”, afirma Durão. 

Saiba quando recorrer ao tratamento medicamentoso


Por último, a médica prega cautela e atenção nas viagens em família, pois a mudança de ambiente também pode interferir na imunidade (das crianças, principalmente). Quando os
pais tomam todos esses cuidados e os filhos apresentam, mesmo assim, deficiência imunológica, é preciso recorrer, assim que possível, ao médico pediatra, para que este avalie o quadro e, caso necessário, prescreva uma medicação específica para estímulo da imunidade.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fabiane Durão

Dra. Fabiane Durão

Homeopatia

CRM: 52-68463-5 / RJ

TAGS
crescimento
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "De que forma uma família pode aumentar, unida, sua imunidade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.