Mito ou verdade: O contato das crianças com o ambiente ajuda a reforçar a imunidade?


  • +A
  • -A

Dentro do senso comum, existe a ideia de que o contato das crianças com as impurezas presentes mundo afora é positivo pois ajuda a criar anticorpos. Muitos reproduzem o pensamento sem nenhuma base, correndo o risco de ajudar a propagar um mito. Contudo, existe fundamento nisso, já que o contato com o ambiente é importante para reforçar a imunidade. 

“O contato das crianças com partículas, micro-organismos e alguns alérgenos de uma certa maneira é benéfico, pois estimula mecanismos de defesa, como por exemplo, formação de anticorpos. Estes ajudarão a criança a se defender de infecções mais complexas no decorrer de sua vida”, informa a imunologista Cláudia Lobo Cesar. 

Hábitos saudáveis são cruciais para reforçar a imunidade das crianças


É claro que esse contato não deve ser forçado e exagerado. A criança não deve ser colocada em risco. Na verdade, é fundamental que os pais se esforcem para que seus filhos
tenham hábitos saudáveis e que se protejam de doenças. Mas ao mesmo tempo deve existir esse estímulo da imunidade pela exposição ao ambiente. Ou seja, a chave é achar um equilíbrio neste contexto.  

Quadros de alergia exigem maior atenção


“Porém, existem situações em que o contato com determinados alérgenos ambientais, como ácaros, pelo de animais, fungos, pólens, por exemplo, pode ser prejudicial. Quem sofre com isso são as crianças geneticamente predispostas a desenvolver quadros de alergia, como rinite alérgica, dermatite atópica, dentre outros”, alerta a especialista.

Tratamento medicamentoso pode ser necessário para fortalecer imunidade infantil


Vale também destacar a importância dos pais buscarem
tratamento medicamentoso para seus filhos, caso eles apresentem déficit em seu sistema imunológico. Os remédios indicados neste contexto estimulam as defesas do organismo da criança, ajudando-as a atingir um padrão considerado dentro da normalidade. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Claudia Lobo César

Dra. Claudia Lobo César

Alergia e Imunologia

CRM: 53881 / SP

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Mito ou verdade: O contato das crianças com o ambiente ajuda a reforçar a imunidade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.