Como o sistema imunológico reage à invasão de um vírus no organismo?


  • +A
  • -A

Apesar da infinidade de microrganismos e infecções que podem acometer o organismo humano, o seu sistema imune é bem preparado para lidar com tais ameaças. Ele é composto por diferentes barreiras que vão desde a pele até os glóbulos brancos (imunidade inata), anticorpos (imunidade adquirida), dentre tantos outros.

“A imunidade inata é a primeira linha de defesa da criança, com a qual ela já nasce e é capaz de prevenir e controlar diversas infecções. É a imunidade inata que avisa ao organismo sobre a presença do vírus e tenta combatê-los. Caso o vírus consiga vencer esta primeira barreira, são acionados pelo organismo os mecanismos de defesa adaptativa, com formação de anticorpos contra esses vírus”, explica a imunologista Cláudia Lobo Cesar.  

Fatores que comprometem as barreiras do sistema imunológico das crianças


Caso as barreiras naturais das crianças estiverem comprometidas, os vírus vão ter muito mais facilidade para penetrar no organismo. Exemplos de comprometimento das barreiras: pele seca, com escoriações; narinas não higienizadas, com secreções contaminadas, congestionadas por inchaço das mucosas por uma rinite alérgica não controlada; microbiota intestinal comprometida por alimentos de má qualidade, desequilibrada por excesso de medicamentos e toxinas alimentares; dentre outras coisas.

“Quando as crianças entram precocemente em contato com grande quantidade de vírus, as infecções tendem a ocorrer de forma mais grave e ainda com risco de haver alterações estruturais das vias respiratórias, ocasionando quadros de chiados recorrentes (bebê sibilante), por exemplo. Isso se deve ao fato do sistema de defesa dos pequenos ainda estar em formação” alerta.

Tratamento com remédios para elevar imunidade das crianças

Caso uma criança esteja infectada por algum vírus, é importante que os pais avaliem junto ao seu médico a necessidade de iniciar algum tratamento, o qual pode contar com o auxílio de medicamentos. Existem produtos específicos capazes de melhorar a resistência das defesas do organismo dos pequenos, servindo tanto para os momentos de infecção, quanto como medida preventiva.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como o sistema imunológico reage à invasão de um vírus no organismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.