Como funcionam os remédios que estimulam o sistema imunológico?


  • +A
  • -A

Há pessoas que constantemente adoecem e só deixam para se preocupar com a saúde nesses momentos, remediando conforme possível, na tentativa de resolver as complicações. No entanto, o fortalecimento do sistema imunológico é fundamental para se ver livre de doenças oportunistas, que se valem de brechas na defesa do organismo. É possível reforçar essa linha de defesa do corpo?

Como estimular o sistema imunológico?

O sistema imunológico é o responsável pelo combate às infecções, sejam causadas por vírus e bactérias. Alguns medicamentos, chamados imunomoduladores, agem no fortalecimento dessa linha de defesa, deixando os glóbulos brancos (linfócitos) e citoquinas mais eficientes no combate às doenças e reduzindo a quantidade e intensidade das doenças, assim como acelerando o processo de resposta do organismo.

Além dos imunomoduladores, uma dieta rica em nutrientes e um estilo de vida saudável são indicados para um sistema imunológico forte. “Uma vida equilibrada, alimentos saudáveis, evitando enlatados e derivados,  práticas de exercícios físicos, utilização de fonte de vitamina C, exposição ao sol em horários adequados são fatores que estimulam o sistema”, diz Renato Clapp, alergista e imunologista.

Imunidade em baixa: o que acontece?

Quando o sistema imune está debilitado, o indivíduo fica suscetível a complicações no organismo . “O sistema imunológico pouco reativo pode favorecer o surgimento de determinadas patologias no indivíduo, ocasionando o surgimento de sintomas característicos de cada uma delas”, explica Clapp.

É importante lembrar que um sintoma isolado não é necessariamente sinal de uma baixa imunidade, por isso, é importante procurar um médico ao perceber que eles têm sido recorrentes ou persistentes. Em alguns casos, os médicos podem recomendar medicamentos que agem para manter a saúde e equilibrio do sistema imunológico, que se propõem a melhorar a resposta imunológica às infecções, atuando em defesa do organismo.
Dr. Renato Clapp é alergista e imunologista do Centro Multidisciplinar Fluminense. CRM-RJ: 52 46383-0 .

TAGS
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Como funcionam os remédios que estimulam o sistema imunológico?"

Elgi Fernanda

Bom dia meu filho está tomando leucogen mais a medica passou para tomar 10 dias e parar 20 dias depois repetir por três meses estou na dúvida essa quantidade já é o suficiente para ajudar ba imunidade

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elgi, a utilização do produto está condicionada a análise médica do quadro clínico da criança. Somente a médica poderá esclarecer se a quantidade indicada é suficiente para auxiliar no tratamento. Nesse caso a orientamos a retornar com a médica. Abraços

Luana

Boa tarde. Minha filha toma Leucogen. A pediatra passou por 3 meses pediu para parar 2. Passou de novo mais 2 meses. Minha duvida é o efeito só dura enquanto está tomando?Desde já agradeço!

Pedro

Boa tarde.Também gostaria de saber se o efeito do Leucogen é somente enquanto está se tomando.Grato

Pedro

Aguardamos resposta.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.