Como fazer para cuidar da imunidade durante o inverno?


  • +A
  • -A

Durante o outono e o inverno, estações marcadas pelo frio mais intenso, é preciso adotar alguns cuidados com a imunidade, já que o corpo humano está mais suscetível a infecções respiratórias, como gripes e resfriados, ambas causadas por vírus e principais causas de adoecimento nesta época do ano. O aumento da incidência de tais doenças ocorre no inverno devido à forma de transmissão viral, que se beneficia da permanência das pessoas em ambientes fechados.

 

Baixo consumo de água atrapalha as defesas do organismo

 

De acordo com a nutróloga Paula Whyte, o aumento nas infecções respiratórias não é causado diretamente pelo frio, mas sim pelas aglomerações que se formam em ambientes fechados quando a temperatura cai. “A proximidade entre as pessoas facilita a transmissão de vírus. O frio não é causa da gripe, apenas cria condições para maior disseminação de vírus em lugares não ventilados, onde as pessoas tossem, espirram ou falam muito perto umas das outras”, diz a médica.

Manter o sistema imunológico apto para defender o corpo dos micro-organismos invasores é essencial nessa época do ano. Para isso, a profissional acredita ser essencial manter uma hidratação oral rigorosa, já que a hidratação dá força ao organismo e elimina impurezas, e consumir alimentos ricos em antioxidantes, como a vitamina C, complexo B, zinco e selênio.

 

Limão, laranja e frutas vermelhas ajudam o sistema imunológico

 

“Entre os alimentos capazes de ‘turbinar’ o sistema imune estão as frutas, principalmente as vermelhas, como morango, amora, framboesa, cereja e ameixa, bem como limão, laranja, kiwi, caju e acerola”, cita a profissional. Paula destaca também os vegetais verde-escuros, gengibre, própolis, grãos integrais e oleaginosas, como a castanha-do-pará, rica em selênio.

Além disso, é importante também tratar adequadamente outras doenças, evitar o estresse, praticar atividades físicas e manter bons hábitos relacionados ao sono. Outra medida fundamental para ajudar o sistema imunológico é manter a vacina da gripe em dia. A vacinação anual, feita pelo Ministério da Saúde, é indicada principalmente para grupos como crianças, idosos, gestantes, indígenas e profissionais da saúde.

 

Dra. Paula Paixão de Madrid Whyte é nutróloga, especializada em Clínica Médica e é integrante do Núcleo de Nutrologia da Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 49673.

 

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como fazer para cuidar da imunidade durante o inverno?"

Zilma

Gostaria de saber se no frio à possibilidade de contrair minigite?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Zilma, as infecções transmitidas por via respiratória são os problemas mais frequentes para a saúde no inverno. As gripes e resfriados causadas por vírus são as principais. Outras Infecções, como otites, amigdalites, sinusites, pneumonias e meningites também são comuns nessa época. Podem ser causadas tanto por vírus quanto por bactérias, dependendo da doença. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.