Como aproveitar o verão para fortalecer a imunidade do corpo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como aproveitar o verão para fortalecer a imunidade do corpo?

Viver de forma saudável para manter e fortalecer a imunidade é fundamental em qualquer estação do ano, mas alguns hábitos típicos do verão podem favorecer isso. Nesta estação, as pessoas costumam, por exemplo, buscar por uma alimentação mais leve, se hidratar mais e se expor mais ao sol, o que traz benefícios importantes para o funcionamento do organismo.

Maior exposição ao sol no verão resulta em mais vitamina D e imunidade em alta


Uma alimentação saudável e equilibrada é o carro-chefe de uma boa saúde e uma imunidade fortalecida. Alimentos variados e saudáveis são ricos em nutrientes importantes para isso. No verão nos predispomos mais a fazer refeições leves em função da temperatura e por isso tendemos a aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas”, explica a imunologista Roberta Rodrigues.

A maior exposição ao sol do verão é outro ponto importante da estação em termos de aumento da imunidade, visto que tal prática é fundamental para a produção de vitamina D, essencial a diversas funções do corpo, inclusive na regulação do sistema imune. “Se a exposição for feita nos horários recomendados (antes das 10 horas e após às 16 horas), por 15 a 20 minutos apenas, pode ser muito benéfica”.   

Baixa no estresse e menos contaminações também ajudam a imunidade no verão


Tanto a exposição adequada ao sol quanto a
prática de exercícios também mais intensa no verão propiciam, além dos outros benefícios, liberação de endorfinas que promovem sensação de bem-estar e relaxamento. “A diminuição do estresse também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico”.

As altas temperaturas do verão faz com que as pessoas prefiram frequentar ambientes  mais arejados e ventilados, fugindo de aglomerações. Dessa forma, o risco de infecções e contaminações, principalmente respiratórias, tende a diminuir. “Essa é uma forma indireta de proteger o sistema imunológico e mantê-lo em alta”.   

Dra. Roberta Rodrigues da Silva é alergista, imunologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 94054

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gripe
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como aproveitar o verão para fortalecer a imunidade do corpo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.