Como agem os medicamentos imunomoduladores? Para que servem?


  • +A
  • -A

Como o nome sugere, os medicamentos imunomoduladores atuam no seu sistema imunológico, responsável pelo combate a microorganismos (vírus, bactérias, fungos) e todo tipo de elemento que ameaça a saúde do organismo. Eles podem ser indicados para adultos, mas são especialmente importantes para crianças, já que elas têm a imunidade mais frágil, ainda em formação.   

 

Atuação e uso dos medicamentos imunomoduladores

 

“Os imunoestimulantes podem atuar tanto em conjunto com o antibiótico no caso agudo, agilizando a resposta do sistema imunológico, quanto para fortalecer e estimular o sistema imunológico contra infecções do sistema respiratório, reduzindo o risco do retorno desses problemas”, explica a imunologista Roberta Rodrigues.

De acordo com a médica, esses medicamentos podem ser usados em crianças a partir dos seis meses de idade, mas as crianças maiores, com o sistema imunológico mais maduro, apresentam melhores respostas. “Não existe restrição de faixa etária. Existe a melhor medicação para aquela pessoa naquela situação. Por isso, um bom acompanhamento médico é sempre importante”, pontua Roberta.

 

Situações em que os imunomoduladores são mais usados

 

Os pacientes que mais se beneficiam com esses medicamentos são aqueles que têm infecções respiratórias de repetição mesmo em tratamento. “Se você usa com frequência antibióticos, tem uma qualidade de vida ruim e vai constantemente ao serviço de emergência, usar imunomoduladores pode ser uma boa ideia”, afirma a especialista.

Infecções respiratórias de repetição muitas vezes ocorrem em função de quadros alérgicos, então com o tratamento destes os imunomoduladores não seriam necessários. “Porém, se mesmo assim não houver controle, os imunoestimulantes podem ajudar a diminuir ou zerar as infecções, melhorando muito sua qualidade de vida, com menos visitas ao pronto socorro e menos consumo de antibióticos”, conclui Roberta.

 

Dra. Roberta Rodrigues da Silva é alergista, imunologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 94054

Foto: Shutterstock

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Como agem os medicamentos imunomoduladores? Para que servem?"

Aparecida mm

imunomoduladores são indicados pra quem tem agamaglobulinamia?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aparecida, o médico é o profissional habilitado para avaliar o estado de saúde do paciente e prescrever o produto adequado. Recomendamos que você realize uma consulta. Abraços.

Priscila

Ola meu filho tem 10 anos posso dar remédio para imunidade tipo leucopenia??? Qual a dosagem ???

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Priscila, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você leve-o uma consulta, assim o médico irá te orientar. Abraços.

Renata

Olá, qual seria o imunomodulador para mim? Tenho 26 anos e infecções bacterianas e virais constantes na área respiratória. Já tomei o oscillococinum mas não tive muita evolução. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Renata, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta. Abraços.

Izabeli

Meu filho tomou leucogen. Teve um bom resultado , teve uma grande melhora no quadro de dermatites atópicas ,devido a sua imunidade está baixa. Tomou durante noventa dias e teve uma melhora bem significante .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Izabeli, ficamos felizes em saber que seu filho conseguiu alcançar uma melhora após seguir um bom tratamento médico. Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida! Abraços.

Rosilene Sales

Minha filha tem 8 anos, e usa o leucogen a 6 meses teve uma melhora de 100% no tratamento da asma brônquica.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosilene, ficamos felizes em saber que sua filha conseguiu alcançar uma melhora após seguir um bom tratamento médico. Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida! Abraços.

Marinalva

Olá! É verdade que o leucogen não fortalece a imunidade?A pneumologista me falou isso. O meu filho tem crise de renite alérgica de repetição, não sei não o que fazer. Me ajude por favor!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marinalva, os pacientes cadastrados no medicamento Leucogen possuem um benefício a mais, um acompanhamento com profissionais de saúde 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Leucogen. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.