Como a organização pode diminuir o estresse e a ansiedade


  • +A
  • -A

O ritmo de trabalho e o fluxo de informações a que somos submetidos todos os dias por causa da tecnologia é cada vez maior. A falta de foco e o excesso de estímulos têm tornado as pessoas cada vez mais ansiosas e sobrecarregadas, tanto que muitos especialistas já consideram a ansiedade como o mal do século XXI. A resposta ao estresse varia de pessoa para pessoa e do contexto em que ela está inserida, mas, geralmente, ele afeta a mente, o comportamento e até o funcionamento do organismo. Dessa forma, achar meios de lidar com o estresse é essencial para manter a saúde física e mental, e ser uma pessoa mais organizada e produtiva pode fazer toda a diferença.

A ansiedade é uma resposta ao estresse. Como falamos neste texto [link para o texto sobre como lidar com a ansiedade], a ansiedade é como um medo antecipado de alguma ameaça que pode ou não acontecer. Nesse contexto, planejar-se e saber o que está por vir pode melhorar muito a qualidade de vida. A organização como um todo (tanto das tarefas e prioridades como do ambiente) pode ajudar a eliminar alguns fatores potencialmente estressantes para algumas pessoas e, sem dúvidas, pode gerar uma sensação de bem-estar. Abaixo, listamos algumas dicas que podem ajudar você a se organizar melhor e a se estressar menos:

-Faça uma lista de tarefas. Quando não sabemos exatamente o que fazer parece que a cabeça fica cheia e ficamos andando em círculos, sem conseguir resolver nada e/ou com aquela sensação de que temos muita coisa a ser feita, sem nem saber por onde começar. Por isso, pegue uma folha de papel e escreva tudo o que você sabe que precisa fazer. Divida grandes tarefas em tarefas menores, mais fáceis de gerenciar e concluir. Se possível, deixe a lista de tarefas do dia seguinte pronta no dia anterior, assim você já começa o dia focado e consegue dormir melhor, pois sentirá que tem mais controle e estará mais preparado para o que o espera no outro dia.

-Determine as prioridades. Esse item pode envolver a lista de tarefas, mas vai além dela. Tem a ver com tirar um tempo para pensar no que está sendo prioridade na sua vida e se realmente deveria ser assim. Nos vangloriamos de “não ter tempo nem para pensar” como se isso fosse positivo e na verdade é uma das maiores armadilhas para a saúde mental. Tire um tempo para você mesmo. Pense sobre como tem levado a sua vida, no que é realmente importante para você. Além das tarefas, escreva também suas aspirações para o futuro e trace um plano de como chegar lá. É capaz que muitas coisas mudem na sua vida depois dessa análise.

-Organize os ambientes. Um ambiente organizado contribui para uma mente mais Além disso, não saber onde estão as coisas faz com que se perca tempo procurando por algo e leva a uma desconexão com a realidade, aumentando a ansiedade. Se você não tem tempo para fazer grandes mudanças de uma vez só, comece aos poucos, uma gaveta por vez. Agrupe objetos iguais ou que se destinam a uma mesma situação no mesmo lugar (livros, cosméticos, produtos de limpeza, material de escritório, documentos, enlatados etc.). Descarte ou doe o que não tem utilidade (que geralmente é uma grande parte do que temos guardado e que piora a bagunça). Crie“casas” para as coisas, para que elas tenham onde ficar e para onde voltar depois.

Por exemplo: se você gosta de café e tiver espaço, crie o “canto do café” reunindo tudo o que tem a ver com a bebida em áreas próximas, como a máquina/coador, as cápsulas/pó, as xícaras e o açucareiro. Na hora de arrumar as gavetas, deixe o que você usa com frequência mais próximo do seu alcance e o que usa menos nas que são mais difíceis ou que precisam de um pouco mais de esforço para acessar. Pode dar um pouco de trabalho para organizar as coisas no começo, mas valerá a pena. A organização, quando não compulsiva, é uma aliada no gerenciamento do estresse e da ansiedade e torna o seu dia a dia mais produtivo.

Colaboração de:

Rosyanne Oliveira – Farmacêutica.

Referências consultadas:

MARGIS, R. et al. Relação entre estressores, estresse e ansiedade. R. Psiquiatr. RS, 25′(suplemento 1): 65-74, abril 2003.

SABOIA, P. Como vencer a ansiedade com organização? Reorganize. Disponível em: <https://priscilasaboia.com.br/personalorganizer/como-vencer-ansiedade-organizacao/p/>. Acesso em: dezembro 2018.

SABOIA, P. 5 Segredos Que Ninguém te Conta Sobre Organização e Felicidade. Reorganize. Disponível em: <https://priscilasaboia.com.br/personalorganizer/5-segredos-que-ninguem-te-conta-sobre-organizacao-e-felicidade/p/>. Acesso em: dezembro 2018.R7. Você vive ansioso? Agenda e organização dos ambientes ajuda combater ansiedade.

Disponível em:

<https://noticias.r7.com/saude/fotos/voce-vive-ansioso-agenda-e-organizacao-dos-ambientes-ajuda-combater-ansiedade-04082016#!/foto/6>. Acesso em: dezembro 2018.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Renata Demarque

Dra. Renata Demarque

Psiquiatria

CRM: CRM 127252 / SP

TAGS
imunidade-baixa

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como a organização pode diminuir o estresse e a ansiedade"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.