Casos de queda de imunidade são mais comuns durante o inverno?

  • +A
  • -A

Por mais que no inverno seja comum aumentar o número de infecções simples, como gripe e resfriado, isso não significa que no período as pessoas tendem a apresentar queda de imunidade. Na verdade, o maior índice de infecções está relacionado a outras questões, como o fato das pessoas permanecerem por mais tempo em locais fechados.

Queda de imunidade e infecções no inverno


“Não há queda de imunidade durante o inverno. Aliás, uma característica de quem tem baixa imunidade é ficar doente independentemente da época do ano. Usamos esta informação, inclusive, para saber se as infecções que um indivíduo apresenta
estariam relacionadas a quadros alérgicos ou a problemas de imunidade”, informa a alergista e imunologista Anete Grumach.

Segundo a especialista, alguns sintomas sugerem mais alergia do que qualquer problema de imunidade. Resfriados sem febre; piora em épocas específicas do ano; história de alergia na família; e criança ter apresentado eczema ou alergia alimentar ou muitas cólicas são alguns exemplos relevantes nesse contexto.

Tratamento para estimular defesas dos pequenos


No caso específico das crianças, que possuem o sistema imune mais frágil, ainda em desenvolvimento,
deve haver um cuidado redobrado com a imunidade, seja no inverno ou em qualquer outra estação do ano, pela facilidade maior de serem infectadas por vírus e bactérias, principalmente. No inverno, os pequenos podem, portanto, apresentar infecções mais recorrentes, mas, de novo, isso não significa que o período esteja diretamente associado à queda de imunidade. 

Aos pequenos que, de fato, apresentam problemas de imunidade, é indicado o tratamento adequado, com uso de medicamento específico para estimular as defesas do organismo. É, portanto, fundamental que os pais estejam atentos aos sinais para agirem rapidamente caso seja necessário. Hábitos de vida saudáveis, como alimentação rica em diversos nutrientes, por exemplo, também ajudam a “turbinar” a imunidade e devem ser estimulados desde cedo.  

 

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Anete Sevciovic Grumach

Dra. Anete Sevciovic Grumach

Alergia e Imunologia

CRM: 35963 / SP

TAGS
crescimento
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Casos de queda de imunidade são mais comuns durante o inverno?"

Fernanda

E que minha cabeça tá doendo muito

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.