Baixa imunidade: por que doenças respiratórias são as principais infecções?


  • +A
  • -A

O sistema imunológico é o grande responsável pela criação da linha de defesa do organismo contra agentes invasores. Bactérias e vírus precisam vencê-lo para desencadear uma infecção ou uma doença no corpo humano. Em alguns casos, um paciente pode desenvolver problemas quanto ao funcionamento desse sistema e apresentar uma baixa imunidade, o que certamente o deixa mais vulnerável.

Infecções respiratórias são transmitidas facilmente

 

Entre as infecções que se aproveitam da queda na imunidade estão as respiratórias. “As infecções respiratórias são as que mais acometem os pacientes com problemas de imunidade por serem as infecções mais comuns na população em geral e por serem mais fáceis de transmitir”, explica a imunologista Ekaterini Goudouris. Esse grupo de infecções pode ser espalhado por meio das vias respiratórias, das secreções e até do beijo.

As infecções oportunistas são comuns em pacientes cujo sistema imunológico foi afetado pela AIDS ou por outras doenças graves. O indivíduo não deve somente tratar a infecção respiratória, mas combater a verdadeira responsável pelo surgimento do problema, como destaca a médica: “A prevenção dessas infecções está ligada diretamente ao tratamento da causa do problema de imunidade.”

O tratamento deve focar na causa da baixa imunidade

 

Um paciente com AIDS e com baixa imunidade deve utilizar medicamentos antirretrovirais, que combatem o enfraquecimento do sistema imunológico. Já um paciente com defeitos na produção de anticorpos, como no caso de algumas imunodeficiências primárias, deve fazer reposição de imunoglobulina, substância responsável por identificar agentes invasores.

Quando alguém está com problemas relacionados à baixa imunidade, o corpo se manifesta de algumas maneiras. Doenças autoimunes, neoplasias e as próprias infecções são sinais de que pode haver algo de errado com o sistema imunológico. Nesses casos, as infecções costumam ser frequentes e mais graves, com recaídas e respostas mais lentas aos antibióticos.

Dra. Ekaterini Goudouris é imunologista e alergologista, formada pela UFRJ e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 494090

TAGS
alergias-respiratorias
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Baixa imunidade: por que doenças respiratórias são as principais infecções?"

Edivaldo Garcia

Dra. Ekaterini goudouris, qual remédio tomar para aumentar o sistema imunológico.

Mayara

Ola meu nome e mayara estou com um sintomas de gripe a 10 mês estou com muito medo PK sou nervosa e extressada acho que sofro de ansiedade mais sinto muito falta de ar sera que pode ser PK minha umanidade está baixa a falta de ar ou deve ser por causa da ansiedade ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mayara. A falta de ar pode ter origens bem diferentes, por exemplo, desde um sintoma de ansiedade até um quadro de asma. Você deveria investigar melhor o seu caso. Você ja fez algum exame?

Josiane

Eu uso o medicamento Alenia, neste caso eu não posso tomar a vacina febre amarela, por conta da baixa imunidade??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Josiane, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Victor

Eu tenho ASMA e Bronquite, só que tenho uma boa alimentação e tomei a vacina da febre amarela e nem sabia que eu não podia tomar, porém eu estou bem, a minha alimentação com vitaminas e outro levo uma vida saudável e pratico atividades física e tenho 16 anos, isso pode ter me ajudado a não ter acontecido nada comigo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Victor, dentre as contraindicações da vacina estão aqueles que estão com o sistema imunológico debilitado. Pelo seu relato você parece estar saudável e por isso a vacina foi aplicada na unidade de saúde. Abraços.

fabiana de paula pimentel vasconcelos

olá ! eu tenho asma moderada faço uso do Alenia, queria saber se esse medicamento deixa a pessoa com baixa imunidade e se engorda demais ganhei 6 kilos ! depois de usa-lo, ele é um medicamento de uso continuo por exemplo meses?? ou sempre?? fazendo o uso dele posso tomar a vacina da febre amarela?? e a H1N1??/

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fabiana, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Josineia

Olá, meus hemograma consta leucopenia confirmada e neutropenia leve mas o médico falou q minha imunidade está boa.Estou alguns meses com renite.Faço uso de tamoxifenoSera q posso tomar a medicação p repor os leococitos?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Josineia, uma consulta presencial com um especialista é imprescindível para que seu caso seja avaliado, e subsequentemente, e se for preciso, o médico irá prescrever o medicamento necessário para você. Até a próxima!

LUCILENE SABARA

Boa tarde, gostaria de saber um remédio para aumentar imunidade de uma criança de 5 anos. Ela fica gripada direto e sempre esta atacada de alergia e agora está com Dermatite e nariz congestionado e adenoide.um abraço

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lucilene, vou disponibilizar logo abaixo o link de uma matéria que fornece algumas dicas de alimentos que aumentam a imunidade. Entretanto, é importante que a consulta médica seja feita. Em alguns casos, é necessário prescrição de medicamentos e/ou suplementos que só o médico pode indicar. Até logo!

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/imunidade-dicas-defesa-criancas-ano-todo

jJane Busarello

ola, meu filho tem 7 anos. Tem bronquite alergica, renite e vive gripado e tem amigdalite deste os 5 anos. Tratei com otorrino…mas não resolveu. Tem algum medicamento específico para aumentar a imunidade dele. Fiz exames e estão todos OK. O que eu faço?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jane, tem sim medicamentos que ajudam a elevar a imunidade, mas só o médico diante de uma consulta presencial e exames pode dizer se é ou não necessário essa medicação, converse com o pediatra a respeito. Grande abraço.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.