Baixa imunidade: por que doenças respiratórias são as principais infecções?


  • +A
  • -A
Imagem do post Baixa imunidade: por que doenças respiratórias são as principais infecções?

O sistema imunológico é o grande responsável pela criação da linha de defesa do organismo contra agentes invasores. Bactérias e vírus precisam vencê-lo para desencadear uma infecção ou uma doença no corpo humano. Em alguns casos, um paciente pode desenvolver problemas quanto ao funcionamento desse sistema e apresentar uma baixa imunidade, o que certamente o deixa mais vulnerável.

Infecções respiratórias são transmitidas facilmente

 

Entre as infecções que se aproveitam da queda na imunidade estão as respiratórias. “As infecções respiratórias são as que mais acometem os pacientes com problemas de imunidade por serem as infecções mais comuns na população em geral e por serem mais fáceis de transmitir”, explica a imunologista Ekaterini Goudouris. Esse grupo de infecções pode ser espalhado por meio das vias respiratórias, das secreções e até do beijo.

As infecções oportunistas são comuns em pacientes cujo sistema imunológico foi afetado pela AIDS ou por outras doenças graves. O indivíduo não deve somente tratar a infecção respiratória, mas combater a verdadeira responsável pelo surgimento do problema, como destaca a médica: “A prevenção dessas infecções está ligada diretamente ao tratamento da causa do problema de imunidade.”

O tratamento deve focar na causa da baixa imunidade

 

Um paciente com AIDS e com baixa imunidade deve utilizar medicamentos antirretrovirais, que combatem o enfraquecimento do sistema imunológico. Já um paciente com defeitos na produção de anticorpos, como no caso de algumas imunodeficiências primárias, deve fazer reposição de imunoglobulina, substância responsável por identificar agentes invasores.

Quando alguém está com problemas relacionados à baixa imunidade, o corpo se manifesta de algumas maneiras. Doenças autoimunes, neoplasias e as próprias infecções são sinais de que pode haver algo de errado com o sistema imunológico. Nesses casos, as infecções costumam ser frequentes e mais graves, com recaídas e respostas mais lentas aos antibióticos.

Dra. Ekaterini Goudouris é imunologista e alergologista, formada pela UFRJ e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 494090

TAGS
alergias-respiratorias
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Baixa imunidade: por que doenças respiratórias são as principais infecções?"

Edivaldo Garcia

Dra. Ekaterini goudouris, qual remédio tomar para aumentar o sistema imunológico.

Mayara

Ola meu nome e mayara estou com um sintomas de gripe a 10 mês estou com muito medo PK sou nervosa e extressada acho que sofro de ansiedade mais sinto muito falta de ar sera que pode ser PK minha umanidade está baixa a falta de ar ou deve ser por causa da ansiedade ?

Cuidados Pela Vida

Olá Mayara. A falta de ar pode ter origens bem diferentes, por exemplo, desde um sintoma de ansiedade até um quadro de asma. Você deveria investigar melhor o seu caso. Você ja fez algum exame?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.