Baixa imunidade: por que doenças respiratórias são as principais infecções?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- +A
- -A
O sistema imunológico é o grande responsável pela criação da linha de defesa do organismo contra agentes invasores. Bactérias e vírus precisam vencê-lo para desencadear uma infecção ou uma doença no corpo humano. Em alguns casos, um paciente pode desenvolver problemas quanto ao funcionamento desse sistema e apresentar uma baixa imunidade, o que certamente o deixa mais vulnerável.
Infecções respiratórias são transmitidas facilmente
Entre as infecções que se aproveitam da queda na imunidade estão as respiratórias. “As infecções respiratórias são as que mais acometem os pacientes com problemas de imunidade por serem as infecções mais comuns na população em geral e por serem mais fáceis de transmitir”, explica a imunologista Ekaterini Goudouris. Esse grupo de infecções pode ser espalhado por meio das vias respiratórias, das secreções e até do beijo.
As infecções oportunistas são comuns em pacientes cujo sistema imunológico foi afetado pela AIDS ou por outras doenças graves. O indivíduo não deve somente tratar a infecção respiratória, mas combater a verdadeira responsável pelo surgimento do problema, como destaca a médica: “A prevenção dessas infecções está ligada diretamente ao tratamento da causa do problema de imunidade.”
O tratamento deve focar na causa da baixa imunidade
Um paciente com AIDS e com baixa imunidade deve utilizar medicamentos antirretrovirais, que combatem o enfraquecimento do sistema imunológico. Já um paciente com defeitos na produção de anticorpos, como no caso de algumas imunodeficiências primárias, deve fazer reposição de imunoglobulina, substância responsável por identificar agentes invasores.
Quando alguém está com problemas relacionados à baixa imunidade, o corpo se manifesta de algumas maneiras. Doenças autoimunes, neoplasias e as próprias infecções são sinais de que pode haver algo de errado com o sistema imunológico. Nesses casos, as infecções costumam ser frequentes e mais graves, com recaídas e respostas mais lentas aos antibióticos.
Dra. Ekaterini Goudouris é imunologista e alergologista, formada pela UFRJ e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 494090
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- 22 comentários para "Baixa imunidade: por que doenças respiratórias são as principais infecções?"
-
Mayara
Ola meu nome e mayara estou com um sintomas de gripe a 10 mês estou com muito medo PK sou nervosa e extressada acho que sofro de ansiedade mais sinto muito falta de ar sera que pode ser PK minha umanidade está baixa a falta de ar ou deve ser por causa da ansiedade ?
-
Josiane
Eu uso o medicamento Alenia, neste caso eu não posso tomar a vacina febre amarela, por conta da baixa imunidade??
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Josiane, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.
-
Victor
Eu tenho ASMA e Bronquite, só que tenho uma boa alimentação e tomei a vacina da febre amarela e nem sabia que eu não podia tomar, porém eu estou bem, a minha alimentação com vitaminas e outro levo uma vida saudável e pratico atividades física e tenho 16 anos, isso pode ter me ajudado a não ter acontecido nada comigo?
-
fabiana de paula pimentel vasconcelos
olá ! eu tenho asma moderada faço uso do Alenia, queria saber se esse medicamento deixa a pessoa com baixa imunidade e se engorda demais ganhei 6 kilos ! depois de usa-lo, ele é um medicamento de uso continuo por exemplo meses?? ou sempre?? fazendo o uso dele posso tomar a vacina da febre amarela?? e a H1N1??/
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Fabiana, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.
-
Josineia
Olá, meus hemograma consta leucopenia confirmada e neutropenia leve mas o médico falou q minha imunidade está boa.Estou alguns meses com renite.Faço uso de tamoxifenoSera q posso tomar a medicação p repor os leococitos?
-
LUCILENE SABARA
Boa tarde, gostaria de saber um remédio para aumentar imunidade de uma criança de 5 anos. Ela fica gripada direto e sempre esta atacada de alergia e agora está com Dermatite e nariz congestionado e adenoide.um abraço
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Lucilene, vou disponibilizar logo abaixo o link de uma matéria que fornece algumas dicas de alimentos que aumentam a imunidade. Entretanto, é importante que a consulta médica seja feita. Em alguns casos, é necessário prescrição de medicamentos e/ou suplementos que só o médico pode indicar. Até logo!
-
jJane Busarello
ola, meu filho tem 7 anos. Tem bronquite alergica, renite e vive gripado e tem amigdalite deste os 5 anos. Tratei com otorrino…mas não resolveu. Tem algum medicamento específico para aumentar a imunidade dele. Fiz exames e estão todos OK. O que eu faço?
-
Me chamo Neide
Tenho uma filha de oito anos,ela faz tratamento de asma bronquite alérgica e outras coisas ela pode ta tomando o Enax ou tem outro pra tafazendo
-
Aline
Olá,me chamo Aline faço o uso do alenia e minha imunidade não é baixa,mas eu não tomei a vacina da febre amarela,posso tomar sem medo?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Aline. Para mais informações sobre o produto, você pode entrar em contato com a nossa Central de Atendimento ao Consumidor Aché – CAC – telefone: 0800 701 6900 ou por e-mail: cac@ache.com.br (8h às 17h). Até breve!
-
EDNA LUCIA
TIVE UMA CRISE ASMATICA PELA 2A .VEZ , TOMEI CORTICOIDES , XAROPES, AEROLIN PARA INALAR , , FUI DIAS DEPOIS A UMA PNEUMOLOGISTA ME PASSOU ALENIA AINDA NAO USEI , POIS ESTOU COM O TSH BAIXO …POSSO FAZER USO ?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Edna. Para mais informações sobre o produto, você pode entrar em contato com a nossa Central de Atendimento ao Consumidor Aché – CAC – telefone: 0800 701 6900 ou por e-mail: cac@ache.com.br (8h às 17h). Até breve!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.