Assoar o nariz pode fazer mal? Especialista aponta os riscos do procedimento!


  • +A
  • -A

Assoar o nariz é uma prática tão comum que quase ninguém se dá ao trabalho de questionar se é ou não prejudicial à saúde. Todavia, a ação carrega mais perigos do que, provavelmente, muitos imaginariam. Quando as vias nasais estão congestionadas fica mais difícil respirar e por isso mesmo a tendência instintiva é de eliminar tudo o que estiver causando a incômoda obstrução.

Assoar o nariz com muita força pode causar danos em outras partes do corpo


Como normalmente as pessoas empregam muita força para se livrar das secreções que se acumulam nas narinas quando estão gripadas ou com alguma alergia, acabam comprometendo a integridade do local, o que pode ser um problema. “A pressão gerada nas cavidades nasais, ao assoar o nariz, é prejudicial para a mucosa nasal e dos seios da face, podendo piorar o quadro do paciente”, afirma a imunologista Érica Azevedo.

Pior do que isso, a pressão de assoar o nariz pode causar até mesmo danos em outras regiões do corpo. “Ao assoar o nariz com muita força aumenta-se a pressão nos vasos sanguíneos, podendo levar a sangramentos, descolamento de retina, e até mesmo um derrame, embora isso seja muito raro de acontecer. Só aconteceria se a pessoa já estivesse suscetível a essas afecções”, explica a profissional.

Secreção nasal tem função de proteção


Apesar do nariz entupido significar um incômodo constante na vida de alguém, tornando diversos momentos do dia insuportáveis, como a hora de dormir, refeições, conversas, trabalho, além da respiração em si, a irritação não pode fazer com que o recomendado seja ignorado: não force. De acordo com Érica, “o ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%.”

Além de não assoar o nariz com força, é importante também não eliminar toda a secreção que se acumula no local, afinal, ela está ali com o propósito de proteger. “A secreção nasal aumenta normalmente em algumas situações para proteger a mucosa nasal. Podemos observar, por exemplo, que quando estamos em um local frio a quantidade de secreção aumenta”, conclui a médica.

Dra. Érica Azevedo é alergista e imunologista pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).  Atende em seu consultório na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ – CRM: 52-83907-8 –  ericaazevedo.com.br

(Foto: Shutterstock)

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

67 comentários para "Assoar o nariz pode fazer mal? Especialista aponta os riscos do procedimento!"

Misae

Ja tive um avc transitório por assoar o nariz com força

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Misae, por isso o acesso a informações sobre saúde é tão importante, assim os pacientes podem ter maiores cuidados. Abraços.

Carlos

Qd forço pra soar paresse que vai a secreção para o ouvido

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carlos. Já reparou se você não está assoando o nariz com muita força?
Abraços

Jessyca

Quando assoei o nariz minhas pálpebras vibraram saindo água pelos olhos

Gleissiane

Assoei o nariz com muita força e o meu ouvido do lado esquerdo começou a doer, o que faço, estou sentido muita dor nesse momento.

Kaylane

Oi pra mim toda a vez q assoo o nariz me da bastante tontura o q é isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Kaylane, Já reparou se você não está assoando o nariz com muita força? O ideal é não assoar o nariz com força para que isso não aconteça. Abraços.

luiz carlos felipe

Acho que tenho soado o nariz constantemente e quando vou soar sai sangue sera que os vasos se romperam! o que fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luis, ao assoar o nariz com muita força aumenta-se a pressão nos vasos sanguíneos, podendo levar a sangramentos. O ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%. Abraços.

luiz carlos felipe

Eu acho que de tanto soar o nariz algum vaso se rompeu, sai sangue mas nao fica escorrendo, se nao suar seca normal mas o vicio de assoar nariz continua ai sai aquela casquinha que tinha parado o sangue.eu andei puxando os cabelinhos do nariz sera que foi isso?

Niwana

Minha filha tem 2 anos e 11 meses de id ta resfriada a 5 dias naris escorrendo eu fico soando o tempo todo e hoje eu fiz ela soar o nariz bastante com isso sail um pouco de sanguem bem fraquinho na segreçao naçao, fiquei super preoculpada me ajuda a esclarecer pode ser o ronpimento de algum vaço? Mas estou obs; e nao veio mas

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Niwana, ao assoar o nariz com muita força aumenta-se a pressão nos vasos sanguíneos, podendo levar a sangramentos. O ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%.

Aylane

Pode parecer estranho, mas quando assoei meu nariz saiu algo parecendo uma tripa. Nunca tinha visto aquili e logo em seguida meu nariz começou a sangrar sem parar. Me deitei e depois de algum tempo parou o sangramento. Oq pode ser isso? Estou realmente preocupada, devo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Aylane, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa verificar o que ocorreu e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Pietro

Já assoei o nariz forte e quase que eu fico surdo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Pietro, por isso que essa prática não é recomendada. Como orienta a Dra. Érica Azevedo: “o ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%.”

Wesley

Fui assoar o meu nariz e meu ouvido estralo porém agra tô escutando melhor.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Wesley, o ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%. Abraços.

Antonio

Assoei o meu nariz e estou sentindo muita dor no ouvido o q faco

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Antonio, por isso que essa prática não é recomendada. Como orienta a Dra. Érica Azevedo: “o ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%.” Caso a dor no ouvido persista, o ideal é realizar uma consulta com o médico. Abraços.

Raquel

Nós últimos dias estou com frequência assinando o nariz por conta da sinusite,mas em alguns dias sinto que meu coração acelera e me dá uma forte vontade de tossir,isso é normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Raquel, por isso que essa prática não é recomendada. Como orienta a Dra. Érica Azevedo: “o ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%.” Caso os sintomas persistam, o ideal é realizar uma consulta com o médico. Abraços.

Beethoven Barroso

Há alguns dias senti minha narina esquerda congestionada e minha bochecha do lado esquerdo dolorida, parecia um catarro grande enganchado.Hoje assuei meu nariz e saiu uma espécie de tripa meio dura e maleável, parecia uma bolsa ou algo assim. Tinha uma espécie de orifício nesta tripa e dentro dela tinha um pouco de sangue, como se fosse uma bolsa.Após ter expelido está tripa estou respirando melhor e em nenhum momento meu nariz sangrouO que será isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Beethoven, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Simone rufino

Boa tarde! Estou com uma crede de sinusite muito forte, e meu nariz completamente entupido, hoje foi assoar, uns 10 minutos após minha cabeça parecia está crescendo e deu uma dor muito forte na região do ouvido, o que pode ser? Nunca aconteceu.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Simone, o ideal é que você realize uma consulta com o médico otorrino para que ele possa te examinar e indicar a conduta adequada. Melhoras.

Robson

Hj quando fui assuar o nariz saiu um pedaço de uma coisa meio dura de dentro dele . Isso é perigoso ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Robson, realize uma consulta com o médico otorrino, assim ele poderá te avaliar e indicar a conduta que deve ser seguida. Abraços.

Fátima

Doutora,meu filho foi soar o nariz com tanta força que disse que deu um estouro no ouvido e na cabeça,a pressão dele foi para 18 x 10 e sempre foi baixinha e está com uma semana que está sentindo algo estranho na cabeça,tontura,disse que nem dá para explicar.O que acha que houve e o que deve ser feito. Desde já muito obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fátima, neste caso ele deve passar em consulta com o otorrino para uma avaliação dos sintomas. Melhoras para o seu filho.

Augusto

assoar o nariz pode deixar surdo ou algo do tipo ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Augusto, segundo a nossa matéria é necessário ter cautela ao assoar o nariz, pois a pressão gerada nas cavidades nasais, ao assoar o nariz, é prejudicial para a mucosa nasal e dos seios da face, podendo piorar o quadro.

Amanda

Eu tenho rinite alérgica, a médica me orientou para que eu lavasse meu nariz a cada 4 horas com soro fisiológico 0,9% , só que hoje eu fui lavar e acho que soei forte demais , meu ovido ta doendo muito. O que devo fazer?

Leonardo

Ola eu fui assoar o nariz e parece que tem algo no ouvido oq pode ser

Luciano Alves

Fui assoar o nariz acho que coloquei muita força fiquei tonto que quase cair a tontura mais forte passou mas até hoje sinto que eu estou meio tonto o que pode ser

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luciano, assoar o nariz com muita força aumenta-se a pressão nos vasos sanguíneos, por isso esse procedimento não é indicado. Marque uma consulta com o médico otorrino para que ele possa avaliar os seus sintomas e te oriente de forma adequada. Melhoras.

Maria José Soares Pereira

Já tem mais de uma semana que estou com ar no ouvido que não sai por nada, por conta de uma assoada forte que eu dei, não sei mas o que fazer pra desintupe meu ouvido.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria José, marque uma consulta com o otorrinolaringologista para que ele possa te auxiliar. Melhoras.

Samanta

Eu estou com o nariz super entupido, não sei até agora distinguir se é minha renite alérgica ou um simples resfriado. Soei tanto meu nariz que agora ele sangrou, devo me preocupar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Samanta, ao assoar o nariz com muita força aumenta-se a pressão nos vasos sanguíneos, podendo levar a sangramentos. O ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%, e procurar um médico para que ele prescreva o tratamento adequado para o alívio dos seus sintomas. Abraços.

Pollyanna

minha filha de 8 anos foi assoar o nariz, saiu sangue e pra meu desespero, começou a sair sangue do olho esquerdo dela…quanto mais assoava o nariz, mais sangue saia…nunca ouvi falar disso…alguém me ajude!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Pollyanna, procure um serviço de saúde próximo da residência e leve-a para uma consulta. Abraços.

Simone santos

Eu tenho um problema que todos os dias a noite eu tenho que assoar meu nariz pq tem uma secreção um catarro meio duro eu tenho que assoar forte pra poder sair não é muito mais é uma bola meio duro e não sei o que é e o que significa chega até doer minha cabeça devido a pressão que faço por várias vezes até sair mais isso acontece todos os dias a noite

Ariclenio

Estou gripado e Assoe o nariz e fiquei com dor de dente do lado esquerdo e de mesmo lado um leve dor de cabeça

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Simone e Ariclenio, é necessário ter cautela ao assoar o nariz, pois a pressão gerada nas cavidades nasais, ao assoar o nariz, é prejudicial para a mucosa nasal e dos seios da face, podendo piorar o quadro. O ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%, e procurar um médico para que ele prescreva o tratamento adequado para o alívio dos sintomas. Abraços.

renan da silvasantos

toda ves que eu suava o nariz eu sentia falta de ar hoje parei de soar o nariz e nao tenho mais falta isso e comum

Keroline

Olá, Acabei de assoar meu nariz e saiu bastante secreção. Senti uma tontura muito forte, a ponto de quase perder os se tidos e meu ouvido do lado esquerdo ficou como se estivesse cheio de secreções. É possível isso? A secreção subir ao ouvido?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Keroline, sim, ao assoar o nariz com muita força as secreções originadas na cavidade nasal podem atingir o ouvido. Por isso o ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%. Abraços.

Aline

olá, estou grávida de um mês e meio e tenho tido muitas crises de rinite, pra piorar fiquei gripada, e minha preocupação é que tenho tido sangramentos… Estou suspeitando que possa tbm por conta de assoar tanto o nariz, mas assoar muito mesmo!! Isso contrai e repetidas vezes nos dias de crise…. Será que estou prestes a ter um aborto? Vou ao médico essa semana q vem, mas estou muito preocupada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aline, tente evitar essa prática, procure limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%, e não deixe de ir a uma consulta para que o médico possa avaliar o sangramento. Melhoras.

Jessika

Olá! Tenho rinite alérgica e sinusite. Outro dia fui assoar meu nariz no banho com força , e para limpa-lo suguei por ele é depois assoei. Quando assoei saiu água pelo ouvido tbm acompanhado de uma pressão nos ouvidos. Hoje fiz de novo o teste , mas assoei mais fraco, porém aconteceu o mesmo e meus ouvidos doeram mais. O que isto pode ser?? Desde já, Obrigada!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jessika, isso acontece por que há comunicação entre o ouvido e o nariz, por meio da tuba auditiva. Por isso o ideal é não assoar o nariz, e sim limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%. Abraços.

Maria Viviane Silva Santos

Eu estou com bronquite e assoando meu nariz com frenquência, agora toda fez q repito esse hábito sinto uma dor nos dentes superiores

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Viviane, por isso que essa prática não é recomendada. Como orienta a Dra. Érica Azevedo: “o ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%.” Caso a dor nos dentes persista, realize uma consulta com o dentista. Abraços.

enderson

ola bom dia ,gostaria de saber se faz parte da sinusite da tontura, sinto que tem catarro em minha testa ,e tbem no meu nariz,ai o nariz pucha para a testa mais catarro, sinto algo diferente no nariz e na testa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Enderson, os sintomas da sinusite envolvem, principalmente, obstrução e secreção nasal, tosse e sensação de pressão e peso na cabeça. Segundo a especialista Dra. Luísi Rabaioli, os pacientes com o problema também podem ter febre, redução do olfato, abafamento da audição, dor no ouvido e no maxilar superior e cansaço. Marque uma consulta para que o médico possa prescrever o tratamento adequado. Melhoras.

Esther

Olá, as vezes sinto algo no meu nariz, e quando assinei saiu uma secreção de cor transparente e grudenta. Minha cabeça doeu aí fazer isso. Devo me preocupar???

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Esther, já reparou se você não está assoando o nariz com muita força? O ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%. Abraços.

ARTUR

Já tive uma gripe forte que de tanto eu assoar a trompa de Eustáquio no ouvido fechou por muito tempo me deixando surdo

Élide

Eu tenho rinite e com o tempo seco fico com coriza quase todo o inverno tenho que assoar várias vezes tenho notado uma dor de cabeça e na face embora eu assoe sem fazer muita força , sempre associei esse incômodo na face a rinite, e sinusite nunca pensei que assoar muito poderia me causar isso .

Cleusa

Egetar soro fisiológico nas narinas pôde fazer mal ou não?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleusa, segue o link de uma de nossas matérias com informações sobre este assunto: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/saude-infantil/qual-idade-higiene-nasal
Abraços.

Marcelo

Toda vezes q assou meu nariz forte ele fica inchado e dói é porque eu faço forte para tira a secreção e o que devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marcelo, o ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%. Abraços.

Gloria

Boa noite . Desde que me conheço sempre tive problemas de congestionamento nasal, pelo que mais em miúda adolescente sempre assoei o nariz com tanta força que ate ficou mais comprido tal era pressao. Mesmo agora de vez enquanto ainda assoa com alguma força mas com mais cuidado. Agora ia corrigir o septo nasal, e o tac acusou uma assimetria no lado esquerdo do seio nasal. ou seja mais dilatada do que a direita. Já ando a fazer exames. Mas a minha pergunta é a seguinte: O medico diz que provavelmente isto já tenho á muito tempo e será uma característica minha, porque não tenho sintomas que justifique tal situação, a naõ ser ser o nariz entupido de vez enquando. A minha pergunta e´a seguinte: Será que como forcei tanto o nariz durante este tempo todo e tenho 57 anos, por esse facto não poderia dilatar o problema que o tac acusou , ou seja o lado esquerdo maior que o direito? Porque eu sempre forcei muito o lado esquerdo , tenho essa noçaõ. Eu tenho a ideia que seria disso, não sei se estou completamente errada, gostava de saber. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Gloria! Como normalmente as pessoas empregam muita força para se livrar das secreções que se acumulam nas narinas quando estão gripadas ou com alguma alergia, acabam comprometendo a integridade do local, o que pode ser um problema. Nessa situação, orientamos que consulte um médico otorrinolaringologista para uma avaliação específica. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.