Cuidados durante o uso de antiagregante plaquetário


  • +A
  • -A

Em situações onde há um determinado ferimento, as plaquetas são enviadas até o local através do sangue para auxiliar na cicatrização. Ao chegar no local lesionado, além de se agrupar, as plaquetas liberam enzimas que vão trabalhar para fechar a ferida o quanto antes evitando muita perda de sangue (hemorragias).

Quando se usa medicamentos antiagregantes plaquetários, seu efeito impede que as plaquetas se agrupem e liberem enzimas, dificultando o fechamento do ferimento e prolongando a saída de sangue pelo local.

Para quem faz uso deste tipo de medicamento, torna-se muito importante evitar situações que aumentem o risco de feridas e traumas (pancadas), pois caso isso ocorra, é provável que a pessoa não pare de sangrar.

Recomenda-se:

– Evitar esportes radicais (andar de patins, bicicleta, skate, etc.) e esportes de impacto como futebol;

-A escova dental deve ter cerdas macias, pois cerdas duras podem lesionar a gengiva;

-A casa precisa estar segura contra quedas, por isso, tapetes e fios soltos devem ser retirados ou fixados em um local seguro. A iluminação da casa também precisa estar adequada para evitar quedas;

-Ao se depilar ou fazer a barba, é melhor usar aparelhos elétricos ou cera ao invés de lâminas;

-É importante evitar andar sobre superfícies escorregadias.

Em caso de ferimentos, é importante procurar o serviço de saúde mais próximo o quanto antes, e se possível levar consigo o medicamento que faz uso, para facilitar o tratamento.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cuidados durante o uso de antiagregante plaquetário"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.