Amigdalite e faringite: Saiba mais sobre essas causas comuns de dor de garganta


  • +A
  • -A

A dor de garganta é um dos principais sintomas da amigdalite e faringite, que representam, respectivamente, o processo de inflamação das amígdalas e da faringe. Pelo fato desses dois elementos serem anatomicamente bem próximos, é comum que ocorra a inflamação simultânea de ambos, resultando na faringoamigdalite. Naturalmente, cada uma dessas inflamações ocorre também de forma separada.

 

Características de amigdalite e faringite

 


Apesar de serem parecidas e citadas muitas vezes juntas, como se fossem a mesma coisa, há algumas diferenças que podem ser destacadas. “
A amigdalite é marcada por uma maior dor ao engolir, febre e mal estar geral. As faringites são mais brandas, com dor leve, tosse com secreção, sem febre e que pode evoluir para disfonia (enfraquecimento da voz, rouquidão)”, informa o otorrinolaringologista Fabiano Haddad.

Segundo o médico, a dor de garganta causada pela amigdalite, na sua grande maioria (80%), é causada por vírus (adenovírus, rinovírus, influenza, etc) e, em segundo lugar, por bactérias. Já a dor da faringite, em sua maioria, possui causas alérgicas ou irritativas, como refluxo gastroesofágico. Em menor parte é infecciosa, causada também por vírus ou bactérias.  

 

Tratando a amigdalite e faringite

 


O tratamento de ambas, faringite ou amigdalite, vai depender da causa envolvida. Por exemplo, se o quadro for de origem viral, o tratamento é apenas sintomático,
feito com analgesícos, antitérmicos e antiinflamatórios. Se a origem for bacteriana, normalmente é recomendado o uso de antibióticos, já que os sintomas neste caso são mais intensos.

Independente de qualquer fator, é importante consultar sempre um médico, para que ele possa receitar o tratamento e os medicamentos mais adequados. “Os dois requerem a ajuda profissional, pois se faz necessário o diagnóstico correto para se evitar as complicações e o uso indiscriminado de antibióticos”, completa Haddad.

 

Dr. Fabiano Haddad Brandão é otorrinolaringologista formado pela Universidade Santo Amaro e Mestre em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo. CRM: 104534

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Amigdalite e faringite: Saiba mais sobre essas causas comuns de dor de garganta"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.