Como a alimentação equilibrada ajuda o rendimento escolar das crianças?


  • +A
  • -A

Ter uma boa alimentação é imprescindível para a saúde, especialmente para as crianças, cujos corpos ainda estão em fase de desenvolvimento e estão aprendendo a se defender de vírus, bactérias e outras ameaças. Os pais devem incentivá-las a manter uma alimentação equilibrada e balanceada, que trará benefícios até mesmo para o rendimento escolar.

Falta de nutrientes dificulta aprendizagem das crianças nas escolas


É preciso que as refeições sejam pensadas com o objetivo de abranger diversos nutrientes e substâncias, mas sem exageros. “O desenvolvimento cognitivo depende de nutrientes e vitaminas e minerais, como o ferro. 
Alimentos gordurosos e com excesso de açúcar podem prejudicar a memória e a aprendizagem”, afirma a pediatra Ana Paula Eyama Imai.

Hoje, a alimentação das crianças brasileiras é rica em açúcar, gordura e sal. Frutas, legumes, verduras acabam ficando, na maioria das vezes, fora do cardápio. Como consequência, temos um aumento de crianças com sobrepeso e obesidade nos últimos anos, que costumam apresentar falta de energia, desinteresse em aprender, e consequentemente, baixo rendimento escolar.

Desequilíbrio de nutrientes pode causar anemia nas crianças


Uma
alimentação desequilibrada, com deficiência de um ou mais nutrientes, gera ainda outras consequências graves para as crianças. “Pode acarretar em hipovitaminoses, anemia, distúrbios do metabolismo. A gente é o que a gente come! Se não comermos bem, impossível sermos saudáveis”, alerta Ana Paula.

Os pais podem garantir uma alimentação balanceada para que seus filhos cresçam saudáveis. Para isso, a primeira atitude a ser tomada é dar o exemplo, fazer compras com as crianças também costuma ser útil. “Evitar a monotonia e a repetição dos alimentos e a forma na qual eles são apresentados, incentivando variedade e qualidade dos alimentos. Ensinar a experimentar também pode ajudar”, recomenda a profissional.

Dra. Ana Paula Midori Eyama Imai é pediatra e cardiopediatra e atua em São Paulo. CRM-SP: 107975 – Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como a alimentação equilibrada ajuda o rendimento escolar das crianças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.