Além de vírus, quais organismos podem se aproveitar da baixa imunidade?


  • +A
  • -A
Imagem do post Além de vírus, quais organismos podem se aproveitar da baixa imunidade?

Para que o corpo esteja devidamente protegido contra qualquer problema de saúde, é fundamental fortalecer o sistema imunológico, conjunto de células e órgãos responsáveis por deixar o organismo sempre pronto para combater e superar infecções e doenças. Se algo atrapalha seu funcionamento, a imunidade do corpo cai, tornando-o mais frágil e mais suscetível a adoecer.

Bactérias e fungos podem tirar vantagem da baixa imunidade


Alguns micro-organismos podem se aproveitar desses quadros de baixa imunidade. Além dos vírus, a alergista e imunologista Claudia Lobo César alerta para as infecções causadas por bactérias, fungos e parasitas. Herpes, amigdalites, gripes e infecções na pele são alguns dos sinais que indicam que algo pode estar errado com o sistema imunológico, assim como queda de cabelo e unhas fracas.

Existem diferenças entre os problemas de saúde causados por cada um desses agentes invasores, mas não é fácil para um paciente sem conhecimento médico distingui-las. “Em geral, essas diferenças são de difícil distinção, sendo necessária a participação de um médico que muitas vezes ainda precisa recorrer a exames de laboratório e de imagem para fazer um diagnóstico correto”, explica a imunologista.

Antibióticos e antivirais ajudam a atacar invasores


O tratamento também varia de acordo com o organismo presente no corpo humano. “Geralmente, os processos virais são tratados com medicamentos para alívio dos sintomas, já que costumam ser doenças autolimitadas”, afirma Claudia. Segundo a profissional, são raras as vezes em que infecções causadas por vírus se tornam graves e precisam de medicamentos específicos, os antivirais.

Por outro lado, nas doenças causadas por bactérias, é preciso utilizar antibióticos específicos na grande maioria dos casos. A prescrição será feita pelo médico depois que realizar o diagnóstico. Ao longo do tratamento e mesmo antes, medidas para aumentar a imunidade são importantes para fortalecer a proteção do corpo. Cuidar da saúde mental, comer e dormir bem, praticar atividades físicas e evitar fumar e beber são algumas delas.

Dra. Claudia Lobo César é alergista, imunologista e pediatra e atende em Itatiba (SP). CRM-SP: 53881

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Além de vírus, quais organismos podem se aproveitar da baixa imunidade?"

Rosmundo

Vixe tô com sintomas imunidade baixa de mais uma informação terrível no intestinal

Cuidados Pela Vida

Oi Rosmundo, marque uma consulta com o médico para que ele solicite exames necessários para o diagnóstico, e caso seja necessário prescreva um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.