Como funciona o tratamento para o autismo com remédios?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- +A
- -A
O autismo é uma condição que exige tratamento específico por toda a vida. Mesmo não sendo capaz de curar a síndrome, o tratamento funciona de maneira essencial para melhorar a qualidade de vida do paciente, ajudando-o a desenvolver, por exemplo, a comunicação e a concentração. A utilização de remédios é recomendada, mas não para combater os sintomas do quadro em si.
“No tratamento do autismo, a medicação não visa tratar o transtorno em si, mas sim os sintomas que surgem nesses pacientes, como agressividade, irritabilidade, impulsividade e comportamentos repetitivos. As medicações usadas são principalmente os antipsicóticos de segunda geração”, informa a psiquiatra Erika Mendonça.
Outros métodos de tratamento do autismo
Segundo a médica, os resultados do tratamento medicamentoso variam muito de acordo com cada caso, mas costuma-se observar uma importante redução dos sintomas-alvo. Além dos remédios, devem ser adotadas outras medidas. “Para o tratamento do autismo é fundamental uma abordagem multidisciplinar envolvendo psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros”.
Todas essas especialidades trabalham juntas no sentido de, principalmente, maximizar as habilidades sociais e comunicativas do paciente. Os profissionais avaliam o nível de diversos quesitos, como comunicação, linguagem, habilidades motoras, fala e habilidades de pensamento, para definirem o que mais precisa ser trabalhado. Nas consultas com crianças, diversos exercícios, jogos e brincadeiras são utilizados para estimular os pacientes.
Sintomas do autismo
O tratamento do autismo é adequado à gravidade dos sintomas em cada caso. Em geral, os sintomas orbitam entre dificuldade de comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e interesses obsessivos. Esses sinais se associam a comportamentos como agressividade, hiperatividade, irritabilidade, choro, gritos, falta de contato visual e automutilação.
Dra. Erika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- 17 comentários para "Como funciona o tratamento para o autismo com remédios?"
-
Eduardo
Meu comentário e sobre as medicações: A ritalina e boa para o tratamento com autismo??? Tenho dúvidas pois a neurologista do meu filho ñ usa e ñ que essa medicaço por motivos contrários.
-
Vanessa Portugal de Sousa
Meu filho tem autismo ( Síndrome de Asperger ) .Ele hoje tem 17 anos , tem dificuldade de estar em convívio social , faz repetições de perguntas que tem interesse e não gosta de barulho . Agora está tendo crises persistentes como ouvindo vozes e músicas estridentes.O psiquiatra dele passou abistrab , pregabalina , quetiapina , sertralina. Mas ainda as crises voltam .
-
Amália Cristina
Meu filho faz uso de Aristab mais percebi que ele ta urinando muito depois do uso do Aristab ele usa 5mg será que e possível ter relação com o uso da medicação? Obrigado
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Amália, os pacientes cadastrados no medicamento Aristab possuem um benefício a mais, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Aristab. Abraços.
-
Adriana gomes
Boa noite ,meu filho é autista e tem 14 anos e faz uso do Aristab, por ser um medicamento muito caro eu pego pela defensoria pública mas nós últimos meses está atrasando muito a entrega do medicamento e eu não tenho como comprar ,e por conta desses atrasos ele está sem tomar o remédio e está muito agitado quase não dorme a noite e nem está indo a escola por conta dessa agitação ,chora a toda hora ,grita e não para por nada ,.Como faço pra adquirir alguma a mostra grátis do medicamento ARISTAB
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Adriana, o Programa Cuidados pela Vida não possui amostra grátis de produtos. Por determinação da ANVISA as amostras grátis de medicamentos são destinadas apenas para os profissionais de saúde.
O medicamento Aristab participa do Programa Cuidados pela Vida e após realização do cadastro poderá ser adquirido em qualquer farmácia credenciada ao Programa. O cadastro é simples e rápido e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços. -
silvana carneiro
Agradeço pelo desconto do aristab atraves deste programa,sem ele não poderia comprar porque meu filho toma outrasmedicações e ainda temos o custo das terapias.
-
Fabiana Rocha
Gostaria de saber meu filho com 11 anos e 34 kg esta tomando aristab 15mg, a noite. So que faz uma semana que ele esta tomando e esta demorando muito para dormir, será que é preciso aumentar a dose. O duro que não estou conseguindo vaga com a neuropediatra estou muito preocupada
-
Patricia
Tentei reazlizar o cadastro para o desconto no Aristab mas não consegui. Ele deixou de participar da campanha?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Patricia. Sim, o produto Aristab não está incluído no programa Cuidados Pela Vida. Você pode conferir a lista de todos os produtos participantes em nosso site: https://cuidadospelavida.com.br/produtos-participantes. Caso haja dúvidas pode entrar em contato com a nossa central de Atendimento: 0800 777 8432
(de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00). Abraços!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.