O convívio com pets influencia a imunidade das crianças?

  • +A
  • -A

O convívio com pets pode influenciar a imunidade das crianças, tanto positivamente quanto negativamente. Os efeitos negativos se estabelecem, principalmente, quando a criança já apresenta um quadro alérgico, como asma e rinite, antes de passar a conviver com cachorros, gatos, etc. Mais especificamente, o pêlo dos animais costuma desencadear crises nos pequenos. 

Influência dos pets na imunidade das crianças


“Já existem estudos mostrando que as crianças que convivem com animais de estimação desde que nascem apresentam um estímulo maior do
desenvolvimento de seu sistema imunológico. Além disso, há uma tendência menor de desenvolverem doenças alérgicas”, informa a alergista e imunologista Cláudia Lobo César.

Ainda segundo a especialista, o inverso também pode acontecer, quando uma criança maior, que já possui asma ou rinite, adquire um animal de estimação pela primeira vez. “Neste caso específico, a asma ou rinite da criança pode piorar se já for sensibilizada aos ácaros e, principalmente, ao epitélio do cão ou do gato”, explica a médica.

Cuidados e tratamento para fortalecer as defesas dos pequenos


Para evitar problemas, os pais devem garantir que os filhos com alergias estejam, primeiramente, se tratando adequadamente, além de mantê-los longe dos alérgenos que deflagram as crises (os pets, por exemplo).
Cuidados diários com a imunidade infantil também são fundamentais, especialmente porque nos primeiros anos de vida há maior propensão a infecções pela imaturidade das defesas do organismo.

Dentre esses cuidados, pode-se destacar uma alimentação saudável, rica em diversos nutrientes; vacinação em dia; hidratação adequada ao longo de todos os dias; prática de atividades físicas de forma regular (brincadeiras ao ar livre); e boa noite de sono. Além disso, os pais podem apostar no tratamento medicamentoso para fortalecer o sistema imune de seus filhos. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Claudia Lobo César

Dra. Claudia Lobo César

Alergia e Imunologia

CRM: 53881 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
baixa-imunidade
imunidade
imunidade-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O convívio com pets influencia a imunidade das crianças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.