O verão pode trazer alguma dificuldade para pacientes com asma e DPOC? Por quê?

  • +A
  • -A

Pacientes com alergias respiratórias, como asma e DPOC, precisam ter atenção e cuidados constantes com diversos fatores de risco que podem deflagrar crises. A mudança de estações do ano, por exemplo, pode ser uma preocupação. Porém, a chegada do verão não representa, de modo geral, perigo para esses pacientes. O sinal de alerta deve ser ligado, na verdade, ao entrar no inverno. 

“O inverno é que traz dificuldades para pacientes com asma e DPOC, na realidade, pois é a estação marcada por umidade relativa do ar baixa, o que é fator irritante para as vias aéreas. No verão, o índice de chuvas costuma ser alto, o que torna a umidade relativa do ar maior. Sendo assim, o paciente não sofre tanto com esse fator irritativo das vias aéreas”, explica o pneumologista e geriatra José Eduardo Martinelli.

Boa hidratação é essencial para pacientes com asma e DPOC no verão


Mesmo que no verão o
paciente com asma e DPOC costume ter menos problemas com sua condição, é importante ter alguns cuidados, como se hidratar bastante, por exemplo. Segundo Martinelli, o melhor fluidificante para a secreção brônquica é a água que todos devem beber diariamente em quantidade satisfatória. Mais até do que remédios específicos para este fim, por mais que alguns, de fato, ajudem. 

“Uma boa hidratação diária é válida nesse contexto também durante as demais estações do ano, mas como no verão transpira-se mais, a desidratação é mais intensa”, explica o especialista. Independente da época do ano, é muito importante que o paciente com alergias respiratórias mantenha o tratamento adequado estipulado por seu médico para evitar crises. 

Tratamento medicamentoso


O tratamento dessas doenças se baseia no uso de medicamentos, além de cuidados de rotina para evitar fatores de risco que possam provocar broncoespasmo. Os remédios utilizados são os broncodilatadores de uso emergencial (as famosas “bombinhas” que todo paciente carrega consigo para controlar rapidamente qualquer problema onde quer que esteja) e os fármacos de uso diário para controle do quadro como um todo.      

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
bronquite
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "O verão pode trazer alguma dificuldade para pacientes com asma e DPOC? Por quê?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.