A umidade do ar pode influenciar na qualidade de vida do paciente com asma?

  • +A
  • -A

A umidade do ar se torna um problema para pacientes com asma quando atinge os extremos, ou seja, quando está significativamente mais baixa ou mais alta que o padrão. Em ambos os casos, os quadros de asma tendem a piorar, com os sintomas se agravando e as crises se tornando mais frequentes.  

 

Como os extremos de umidade atrapalham os asmáticos?

 

“A umidade do ar estar alta influencia a qualidade de vida dos asmáticos, pois favorece o crescimento de fungos e ácaros no ambiente domiciliar, o que piora a inflamação das vias aéreas. Com isso, aumentam os sintomas e o uso das medicações de resgate, além da piora da função pulmonar dos pacientes”, explica a pneumologista Renata Viana.

Nos dias de tempo seco e umidade do ar baixa, por outro lado, a vida dos asmáticos fica mais difícil por outros fatores. Nessa situação os gases poluentes se dispersam com mais dificuldade e ocorre o ressecamento das mucosas das vias aéreas, o que aumenta as chances de ocorrerem crises alérgicas e infecções.

 

Formas de evitar que a umidade prejudique um quadro de asma

 

Para que os extremos de umidade do ar não atrapalhem a qualidade de vida dos asmáticos, recomenda-se adotar medidas preventivas. Aumentar a ventilação do ambiente, evitar acúmulo de roupas em armários (favorece o crescimento de mofo), consertar vazamentos em paredes e banheiros, tudo isso pode auxiliar na redução dos prejuízos causados pela umidade.

O uso de umidificadores e vaporizadores também deve ser desestimulado em famílias de asmáticos, pois eles aumentam a umidade e estimulam a proliferação de fungos no ambiente. “Por outro lado, o uso de desumidificadores ainda precisa de mais evidência científica para comprovação em relação à redução do risco de asma. Sua utilização deve ser realizada com cautela, já que ressecam o ambiente e podem estimular tosse seca irritativa”, completa a pneumologista.

 

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Renata Viana

Dra. Renata Viana

Pneumologia

CRM: 14379 / SC

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

29 comentários para "A umidade do ar pode influenciar na qualidade de vida do paciente com asma?"

Lucin

Excelente matéria sobre a umidade do ar em face dos asmáticos. Esclarece muitas dúvidas. Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucin, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Lucelia

Excelente explicação para nós os asmáticos…Gostaria de mais matérias relacionadas à esse tema.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucelia, segue o link de acesso a outras matérias: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite
Abraços.

Selma Oliveira Pires

Gostei muito realmente ajuda bastante parabéns pelo trabalho

Elaine

Ótimo saber pq sempre a novidades e sempre é bom aprender pq só quem ter um asmático em casa sabe o lamento que é ter que mudar hábitos e outras coisas a mais . .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elaine, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Vera Caldas

Ótimas informações, sofro muito nessa época.

Antonio Poin Alves

Realmente é muito boa estas dicas e esclarecimentos sobre a unidade, eu costumava colocar uma vasilha com água achando que era melhor ;pelo que entendi é pior, se tiver errado me corrija por favor .Grato pelos esclarecimentos .

Jonice souza

Eu consigo ter o desconto no medicamento do laboratório mesmo não estando com a receitar

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jonice, para realizar o cadastro nos produtos participantes é necessário ter mãos receita médica, CPF, data de nascimento e o CEP de sua residência. O cadastro pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

Rosane da costa

Muito bom, assim aprendo a ter mais cuidado,que me ajuda na prevenção.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosane, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Berenice

Para prevenir pode usar spray como sorine diariamente, nas narinas de criança com dois anos?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Berenice, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Converse com o pediatra do seu filho para que ele te oriente a como proceder nesses casos. Abraços.

Maria Helena de oliveira Araújo

Foi ótimo esses esclarecimentos, sempre tive dúvidas vidas a respeito dos umidificadores.obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Ficamos felizes por saber que você tem apreciado nossas matérias. Continue nos acompanhando para receber mais informações e matérias sobre saúde, doenças e tratamentos. Até logo.

Eliete Vicente

Tenho asma essa semana estou bem ruim

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eliete. A asma, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), é uma doença comum causada pela inflamação das vias aéreas, estruturas responsáveis por levar o ar para os pulmões, provocando falta de ar, tosse e chiado no peito. O tratamento da doença é necessário para manter a qualidade de vida dos pacientes. Busque atendimento com o pneumologista para iniciar o tratamento adequado e assim trazer maior controle dos sintomas. Até a próxima.

Bruno Correia

Bom dia, me chamo Bruno infelismente apos mudança de estado, MG para SC comecei as ter crise de ansiedade falta de ar a noite, provocando insônia e crise de ansiedade, como resolvo isso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Bruno. A ansiedade é um transtorno que exige tratamento específico para que haja remissão dos sintomas. Em muitos casos, o uso da medicação é o pilar principal do tratamento, seguido do acompanhamento psicoterápico. De toda forma, para que o diagnóstico seja preciso e possibilite a sua recuperação, é fundamental que procure um médico psiquiatra para que avalie o método mais eficaz de tratamento. Abraços!

Gildete de Oliveira

Passei a ter asma dps dos 50 anos , eu sou da saúde e muito resistente a medição. Mas to seguindo o tratamento nesse período seco.ma nhã e noite.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Gildete. É fundamental que mantenha o tratamento de Asma, pois o médico que for acompanhar o processo deverá indicar os fatores de risco que você deve evitar para que as crises não aconteçam, bem como o medicamento adequado para controlar o quadro. Desejamos progresso em seu tratamento! Temos mais matérias relacionadas ao assunto, confira: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/ar-seco-umido-riscos-asma

José inaldo dos santos

Sou asmático, desde criança,tenho 54anos,uso 2xao dia ALENIA de 400

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José. O tratamento medicamentoso ajuda a controlar a doença, porém é importante também evitar o contato com alérgenos (mofo, poeira, ácaros, poluição) e praticar atividades físicas, como a natação. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços!

Ivair Donizeti

Este ano tive uma pneumonia que agravou para um quadro de septse, resultado 55 dias coma, estou recuperado , e utilizo fármaco de manhã e a noite , e o resultado está sendo muito bom!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ivair. É bom saber que seu tratamento vem trazendo resultados positivos! Estamos contentes com seu progresso. Continue com acompanhamento médico, seguindo as recomendações. Abraços!

levi mateus de lima

boa esplicacao sobre o ar mais umido

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Levi. Continue conosco para mais informações sobre como esta. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.