Tosse e espirro: o que fazer para aliviar uma crise de alergia?


  • +A
  • -A

As crises de alergia são reações exageradas do organismo humano diante da presença de uma substância estranha que provocam uma série de sintomas, como tosse e espirro. No caso da asma, pelos de animais, fumaça do cigarro, poeira, perfumes e até mesmo pólen são alguns exemplos de substâncias que podem desencadear crises de alergia.

Chiado no peito e coceira são alguns sintomas das crises de alergia


“Durante a crise, ou no seu início, podem aparecer coceira nos olhos, coceira no ‘céu da boca’ (palato duro) e
no nariz“, afirma o pneumologista José Eduardo Martinelli. Em muitos pacientes, esses sintomas surgem antes mesmo do trio clássico de sintomas da asma, que são a falta de ar, o chiado no peito e a tosse.

Às vezes, de acordo com o especialista, quem sofre uma crise de alergia pode apresentar dor torácica difusa, em função da fadiga dos músculos respiratórios causada pelo aumento da frequência respiratória durante a crise. O médico lembra ainda que, em uma crise asmática, o paciente nunca terá febre.

Como é feito o tratamento de uma crise de alergia?


A melhor forma de tratar a crise é com o tratamento medicamentoso e, quando possível,
eliminando o agente que está provocando a alergia. “As crises de alergia, uma vez desencadeadas, necessitam de medicações, como anti-histamínicos, corticosteroides e broncodilatadores, que podem ser utilizados por via inalatória, oral ou endovenosa”, afirma Martinelli.

De acordo com o pneumologista, é muito importante fazer o tratamento adequado da asma para, assim, evitar suas crises. “Uma crise asmática pode provocar a morte de indivíduos por insuficiência respiratória, já que algumas pessoas têm o início da crise com instalação muito rápida. Pode causar também a atelectasias lobares e ao pneumotórax (bolhas de ar de origem pleural que se rompem)”, alerta o médico.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
asma
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Tosse e espirro: o que fazer para aliviar uma crise de alergia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.