Tosse em crianças: Como ajudar os filhos a terem uma boa noite de sono?


  • +A
  • -A
Imagem do post Tosse em crianças: Como ajudar os filhos a terem uma boa noite de sono?

A tosse em crianças é muito comum nas épocas do ano em que o tempo fica mais seco, visto que alérgenos como ácaros e vírus se dispersam mais no ar, tornando as infecções respiratórias frequentes. Sendo assim, os pais com filhos pequenos devem redobrar a atenção para evitar que os pequenos venham a ter complicações e inconvenientes, como uma má qualidade do sono.

O que fazer com a tosse em crianças?


“Boa quantidade de líquido ingerido e lavar o nariz com soro fisiológico são fundamentais para manter as vias aéreas hidratadas e sem coriza, possibilitando uma respiração nasal adequada durante o sono”, recomenda a pediatra, alergista e imunologista Fernanda Furlan. Outra dica bem simples e eficiente no alívio momentâneo do problema é levantar um pouco a cabeceira da cama da criança.

A tosse é um mecanismo normal de defesa do corpo para evitar que secreções produzidas nas vias aéreas superiores atinjam a via inferior (pulmão). Portanto, não se deve inibir a tosse, mas sim evitar a secreção produzida por ela. “Consegue-se isso fazendo a higiene nasal e controlando a causa da coriza, como resfriados e rinite alérgica”.

As tosses preocupantes


No caso dos resfriados, a lavagem nasal com hidratação e ingestão de mel são suficientes para ajudar a controlar a tosse. “Não há necessidade de outras medicações pois os resfriados são infecções virais autolimitadas”. Esta tosse ligada ao resfriado, em especial, implica em menos preocupações, mas outros tipos podem ser mais alarmantes.   

Em geral, a tosse preocupa quando é persistente ou vem acompanhada de febre igualmente persistente ou desconforto para respirar. “É o que acontece nos quadros de pneumonia ou sibilância (chiados), pois indicam infecções que necessitam atenção e tratamento específicos. Tosse e coriza sem outros sintomas não causam preocupação”.

Dra. Fernanda Patini Furlan é pediatra, alergista e imunologista clínica, mestre em ciências da saúde pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. CRM-SP: 135.316

Foto: Shutterstock

TAGS
respiracao
sono
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Tosse em crianças: Como ajudar os filhos a terem uma boa noite de sono?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.