Tabagismo: A partir de quantos anos fumando o paciente pode desenvolver DPOC?


  • +A
  • -A

A doença pulmonar obstrutiva crônica, mais conhecida pela sigla DPOC, é um conjunto de problemas respiratórios graves e limitantes, no qual se destacam o enfisema pulmonar e a bronquite crônica. O hábito de fumar é a principal causa da doença: segundo o Ministério da Saúde, o tabagismo é responsável por cerca de 80% a 90% das causas determináveis de DPOC. 

Tabagismo leva 20 anos para desenvolver DPOC


No entanto, não são dois ou três cigarros que levam ao desenvolvimento da DPOC. As alterações no sistema respiratório que caracterizam a doença são provocados pelo tabagismo ao longo de anos, como explica a pneumologista Nilva Regina Gelamo Pelegrino: “Em geral, é preciso fumar 1 maço de cigarro ao dia por 20 anos, mas isso vai variar de acordo com a predisposição de cada organismo”. 

Quando chegam nos pulmões, as inúmeras substâncias prejudiciais presentes na composição do cigarro promovem uma irritação dos brônquios. A partir daí, o organismo inicia um processo inflamatório no local. “Este processo inflamatório brônquico se cronifica ao longo do tempo com o tabagismo, vindo a destruir gradativamente as estruturas pulmonares, como alvéolos e bronquíolos”, afirma a médica. 

A tosse com catarro é um dos primeiros sintomas a aparecer em um caso de DPOC. Entretanto, outros sintomas logo surgem: falta de ar, chiado e aperto no peito e lábios azulados. Os pacientes com a doença também se queixam de cansaço e apresentam quadros de infecções respiratórias, que são exacerbações da DPOC.

Fumante deve largar o vício para se prevenir da DPOC


Para evitar esse conjunto de problemas respiratórios, a melhor medida é parar de fumar. “Ao cessar a irritação do cigarro, o processo inflamatório causado nos brônquios irá diminuir, reduzindo também a chance de desenvolver a doença”, informa Nilva. E quem não conseguiu parar a tempo, deve saber que o abandono do tabagismo é a principal forma de tratamento da DPOC, junto ao uso de medicamentos. 

 

Dados do Ministério da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35390-doencas-respiratorias-cronicas-doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpoc

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Nilva Regina Gelamo Pelegrino

Dra. Nilva Regina Gelamo Pelegrino

Pneumologia

CRM: 88692 / SP

TAGS
cigarro
dpoc
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Tabagismo: A partir de quantos anos fumando o paciente pode desenvolver DPOC?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.