Os sintomas da DPOC podem se intensificar se o tratamento for abandonado? Por que?


  • +A
  • -A

Os principais sintomas da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) são falta de ar, tosse e dificuldades respiratórias. Para que estes sejam controlados, é necessário que o paciente busque o tratamento adequado. Como a doença não tem cura, o tratamento deve ser seguido constantemente para que o paciente consiga manter sempre uma boa qualidade de vida por meio do controle dos sintomas.

 

Tratamento medicamentoso da DPOC

 

“A DPOC não tem cura, mas seus sintomas têm tratamento. O principal sintoma é o cansaço ou falta de ar e a tosse com catarro também é bastante comum. Caso o tratamento seja abandonado, os sintomas vão retornar ou até mesmo piorar”, afirma o pneumologista Mauro Gomes.

O tratamento capaz de melhorar os sintomas e evitar as crises de falta de ar da DPOC muitas vezes se baseia no uso de medicamentos. Estes são capazes de dilatar os brônquios, dando ao paciente alívio no ato de respirar. “Os medicamentos usados nesse contexto aliviam a sensação de falta de ar, melhorando a capacidade do paciente de realizar as atividades diárias”, afirma Gomes.  

 

Abandonar o tabagismo é fundamental no tratamento da DPOC

 

Além dos medicamentos, é essencial que os pacientes evitem os fatores de risco para a doença, que são o tabagismo e o contato com fumaça, seja de poluição ou do cigarro de outras pessoas. A prática de atividade física regular de intensidade leve também pode ajudar no tratamento, melhorando a respiração do paciente.

Segundo o especialista, os pacientes em fases mais avançadas de DPOC podem precisar do uso contínuo de oxigênio para repor os baixos níveis no sangue. “Isso é fundamental para a melhora da qualidade de vida e diminuição do risco de complicações cardíacas, neurológicas e de óbito pela doença”, conclui o médico.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauro Gomes

Dr. Mauro Gomes

Pneumologia

CRM: 59917 / SP

TAGS
bronquite
dpoc
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

38 comentários para "Os sintomas da DPOC podem se intensificar se o tratamento for abandonado? Por que?"

Ewerton

Bom dia,tenho DPOC e tomo seretide 50/250 eu gostaria de saber se existe algum medicamento similar a este ou eu tenho algum desconto pois tomo todos mês e ele custa por volta de 140 reais. Alguém sabe? Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ewerton. Para a indicação do tratamento mais adequado para você é de suma importância buscar atendimento com o pneumologista. Diante de uma consulta presencial você poderá informa-lo sobre suas condições financeiras, e assim ele poderá reavaliar seu caso e verificar a possibilidade de alteração no tratamento atual. Até breve.

megumi sato

eu tenho e achei a materia otimo – isto mesmo – recomendações que realmente ajudam

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Megumi. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Continue por aqui para receber mais informações e dicas como essa. Até a próxima.

J.L. Matias

Pare de fumar enquanto da tempo

Marcia regina

Realmente estava me tratando com sucesso com Alenia a 6 meses ..Mas é uma medicação cara p mim e acabei não podendo comprar. .parei e os sintomas voltaram imediatamente mesmo usando o Salbutamol tenho tido crises todos os dias 😕

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marcia. Apesar da doença ser irreversível, seus sintomas podem ser mantidos sob controle com o tratamento adequado. Por essa razão é essencial o acompanhamento médico para receber as orientações precisas caso haja necessidade de reajuste no tratamento. Até breve!

Solange da Rosa

As matérias relacionadas com Dpoc são muito esclarecedoras pra quem é portador.Gosto de recebê-las.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Solange. Somos gratos pelo seu comentário! Você pode encontrar todas as nossas matérias sobre DPOC acessando em: https://cuidadospelavida.com.br/busca/dpoc. Até a próxima!

Victor roberto

BOM DIA fumei durante 55 anos .parei em 2017 com uma crise de tosse que rompeu uma veia do pulmão comeu a ter sangue no catarro .fiquei na uti 5dias quase morri .Se tivesse parado de fumar talvez não teria acontecido isto. E Horrível a falta de ar o cansaço. Se soubesse que era tão terrível jamais teria fumado .Ao Amigo que Usa Alenia. Sus setor de Auto Custo disponibiliza este medicamento também Spiriva .E laboratório da desconto também basta se cadastrar .obrigado até

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Victor. O consumo do tabaco põe em risco inúmeras doenças ao usuário e a fumaça tóxica pode prejudicar às pessoas próximas também. O tratamento da DPOC deve começar colocando fim ao hábito de fumar. Já como medidas medicamentosas, o médico poderá propor o uso de broncodilatadores e corticoides, que ajudam a diminuir a inflamação dos brônquios que leva à falta de ar. Desejamos sucesso no seu tratamento!

Roseli

Sou asmática crônica tomo alenia asma tem cura faz 10 anos q tomo remédios obrigado

Angela Santos

Boa noite, tenho a DPOC, e faço uso continuo de Alenia12/400 há mais de 15 anos, a medicação é fornecida pelo governo para quem não sabe, o médico faz uma carta e com os exames e laudos conseguem a medicação para o tratamento gratuita, eu retiro a minha todo mês desde 2004 na farmácia de auto custo do Mario Covas, para quem não tem condições e precisa do medicamento é só conversar com o médico, gosto muito dessas matérias.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Angela. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Continue por aqui para conferir mais matérias e informações sobre saúde, doenças e tratamentos. Abraços.

José Gealdo

eu tenho DPOC faz muito tempo, há dois anos estive internado e quase tive um infarto. comecei a fazer o tratamento e hoje ando bem com pouca falta de ar. não abandono o tratamento.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José. Agradecemos por compartilhar seu relato. A DPOC é uma doença Crônica e o tratamento indicado pelo especialista deve ser seguido com comprometimento e responsabilidade para amenizar e controlar os sintomas de forma completa. Dessa forma é possível trazer maior qualidade de vida para você no seu dia-a-dia. Até a próxima.

Sérgio Mariano

Eu gostei muito

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sérgio. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Continue por aqui para receber dicas e informações sobre saúde, doenças e tratamentos. Até breve.

Otto g. Kepler

Uso Alenia 400 e Deflasacorte, 7,5. Com crise aumento prá Prednisolona 20 por 5 dias. Está correto? Grato.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Otto. Só é possível identificar o tratamento mais adequado para você diante de exames em uma consulta presencial com o pneumologista. Temos uma matéria que aborda informações sobre esse tema. Clique no link abaixo e confira. Até logo.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/tratamento-asma-pode-mudar-durante-ano

geny

faço uso do alenia sou cadastrada no laboratorio…pago do a metade

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Geny. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Até a próxima.

Rosângela Bento

Uso Alenia a 10 anos,tenho asma e efizema pulmonar. Alenia me ajuda muito. Tenho me mantido bem

José

Quais os. Exercícios indicados para quem. Tem DPOC ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José. Cada paciente possui sua particularidade sendo assim para a indicação das atividades físicas mais adequadas para você é necessário uma consulta presencial com o especialista. Converse com seu médico para que ele possa orienta-lo de forma completa. Até logo.

José Marcos megda

Tenho dpoc e recomendo ajuda médica, quanto aos remédios são caros mas necessários. Eu aspiro alenia, spiriva e ombrize diariamente Gostaria de saber se o governo não da isenção do imposto de renda para uma doença cruel e que não tem cura. Agradeceria uma resposta por e-mail.obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José. A DPOC é uma doença grave e incapacitante que requer tratamento contínuo para controlar os sintomas. É essencial que o paciente siga as orientações médicas e mantenha o acompanhamento com um pneumologista regularmente. Desejamos sucesso no seu tratamento e recuperação!

Silvana

Quando falam de DPOC, só se referem a enfisema. Gostaria de saber o que seria FIBROACTELASIA?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Silvana. A atelectasia é um colapso total ou parcial do pulmão ou do lóbulo pulmonar, que acontece quando os alvéolos (pequenos sacos pulmonares) se esvaziam. A doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida pela sigla DPOC, é um conjunto de problemas respiratórios crônicos em que predominam o enfisema pulmonar e a bronquite crônica. Essas doenças podem impedir a respiração correta e promover o acúmulo de secreções nas vias aéreas e devem ser tratadas com um médico pneumologista. Até breve!

Maria Madalena de Mello brunauth

Faço tratamento com Alenia para DPOC, gostei muito das informações.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Ficamos felizes em poder ajudar! Continue nos acompanhando para mais matérias como essa. Abraços!

WILSON DE SOUZA LIMA

EU GOSTARIA DE LHE FAZER UMA PERGUNTA . EU TOMO UM MEDICAMENTO CHAMADO ALENIA 12 / 400 SO QUE A MINHA PNEUMOLOGISTA NAO ESTA MAIS ATENDENDO POR PROBLEMAS PARTICULARES SE EU FICAR SEM TOMAR ESTE MEDICAMENTO EU POSSO PIORAR , OU EU CONTINUO COM O MEDICAMENTO ATE ENCONTRAR UM NOVO MEDICO A EMPRESA QUE EU TRABALHO ESTA MUDANDO O PLANO DE SAUDE

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Wilson. Agradecemos por compartilhar seu comentário conosco. Vale ressaltar que você deve seguir o tratamento de acordo com a prescrição do especialista. Se automedicar ou alterar o tratamento indicado pelo médico pode acarretar em danos para sua saúde. Até a próxima.

MARIA DA GLORIA COUTINHO

Meu esposo tem DPOC GRAVE e usa um remedio que custa quase 300,00 naõ tenho conições de compra, agora da drafalor que tem que mudar para oxigenio no quarto

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Obrigado por compartilhar seu relato. Seguir o tratamento indicado pelo pneumologista é crucial para amenizar os sintomas e trazer maior qualidade de vida para o seu esposo. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas como essa. Até a próxima.

Eliel

Eu fiz uso de alenia por 1 ano ai comecei a engordar , alguém que faz uso do alenia pode me dizer se realmente tem algum efeito colateral ou é só coisa da minha cabeça? Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eliel. A doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida pela sigla DPOC, é um conjunto de problemas respiratórios crônicos em que predominam o enfisema pulmonar e a bronquite crônica. É importante procurar um especialista assim que os primeiros sintomas forem notados, já que o quadro tende a piorar com o tempo se não houver tratamento adequado. Converse com seu médico sobre os efeitos indesejados que o medicamento causou para que ele possa orienta-lo de forma completa. Abraços.

Silvana

FBI- fibrose pulmonar idiopática é o mesmo que Fibroactelasia? Qual a diferença?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.