Os sintomas da DPOC podem se intensificar se o tratamento for abandonado? Por que?


  • +A
  • -A

Os principais sintomas da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) são falta de ar, tosse e dificuldades respiratórias. Para que estes sejam controlados, é necessário que o paciente busque o tratamento adequado. Como a doença não tem cura, o tratamento deve ser seguido constantemente para que o paciente consiga manter sempre uma boa qualidade de vida por meio do controle dos sintomas.

 

Tratamento medicamentoso da DPOC

 

“A DPOC não tem cura, mas seus sintomas têm tratamento. O principal sintoma é o cansaço ou falta de ar e a tosse com catarro também é bastante comum. Caso o tratamento seja abandonado, os sintomas vão retornar ou até mesmo piorar”, afirma o pneumologista Mauro Gomes.

O tratamento capaz de melhorar os sintomas e evitar as crises de falta de ar da DPOC muitas vezes se baseia no uso de medicamentos. Estes são capazes de dilatar os brônquios, dando ao paciente alívio no ato de respirar. “Os medicamentos usados nesse contexto aliviam a sensação de falta de ar, melhorando a capacidade do paciente de realizar as atividades diárias”, afirma Gomes.  

 

Abandonar o tabagismo é fundamental no tratamento da DPOC

 

Além dos medicamentos, é essencial que os pacientes evitem os fatores de risco para a doença, que são o tabagismo e o contato com fumaça, seja de poluição ou do cigarro de outras pessoas. A prática de atividade física regular de intensidade leve também pode ajudar no tratamento, melhorando a respiração do paciente.

Segundo o especialista, os pacientes em fases mais avançadas de DPOC podem precisar do uso contínuo de oxigênio para repor os baixos níveis no sangue. “Isso é fundamental para a melhora da qualidade de vida e diminuição do risco de complicações cardíacas, neurológicas e de óbito pela doença”, conclui o médico.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauro Gomes

Dr. Mauro Gomes

Pneumologia

CRM: 59917 / SP

TAGS
bronquite
dpoc
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Os sintomas da DPOC podem se intensificar se o tratamento for abandonado? Por que?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.