Os sintomas de asma pioram com o frio do inverno? Como lidar com a doença nesta estação?

  • +A
  • -A

O inverno chegou! Com as baixas temperaturas, os sintomas de asma tendem a preocupar quem sofre com a doença. A tosse e a falta de ar, por exemplo, são comuns nas épocas mais frias, mas será que pioram com a chegada do inverno? Como aliviar os sintomas de asma no frio? Para esclarecer essas e outras dúvidas, convidamos o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, que explicou mais sobre a asma na estação mais fria do ano. Confira! 

Sintomas de asma: quais são? Por que se manifestam no frio?

Mal chega o frio e sintomas como a tosse e o espirro logo começam a se manifestar, principalmente em asmáticos. Mas, por que eles são tão comuns no frio? O pneumologista explica: “No inverno, as pessoas ficam em locais fechados e transmitem mais infecções virais, que são responsáveis por provocar inflamação nos brônquios dos asmáticos. Também no inverno, ocorre o fenômeno da inversão térmica, com o aprisionamento de poluentes na atmosfera, irritando as mucosas dos olhos, nariz e brônquios”. 

De acordo com Dr. Kirchenchtejn, muitas crianças e jovens têm crises de tosse, coriza e espirros que duram semanas e ressalta que pode se tratar de rinite alérgica. Mas, como diferenciá-la da asma? “Asma é uma doença muito comum, caracterizada por crises de tosse, chiado no peito e falta de ar, muitas vezes com sensação de aperto no peito provocadas pela poluição, muito comum no inverno, ou por viroses que se disseminam nos meses de frio”, conceitua o pneumologista. Já a rinite manifesta sintomas apenas no trato respiratório superior, como coriza, espirros, congestão nasal e, em alguns casos, coceira no nariz e em outras regiões do rosto, como os olhos.

Como aliviar crise de asma no inverno?

Os sintomas de asma, além de incômodos, prejudicam a qualidade de vida e o bem-estar do portador da doença. Como não dá para prever uma crise de asma, o tratamento tem que estar sempre em dia, principalmente nas estações mais frias. É preciso também procurar um especialista assim que apresentar os primeiros sinais de doenças do trato respiratório. “É importante que pessoas com sintomas respiratórios crônicos procurem seus médicos para receber um diagnóstico preciso do que está provocando esses sintomas”, explica o pneumologista. 

Dr. Kirchenchtejn afirma que alguns hábitos podem complementar o tratamento da asma, prevenindo e controlando as crises. “Os asmáticos devem evitar fatores que desencadeiam crises, como fumaça de cigarro, vapores dos vapers, ambientes com mofo e muita poeira, e fazer uso de medicação preventiva para asma e rinite”, reforça o pneumologista. Além disso, o médico relembra que estar assintomático não deve ser motivo para interromper o tratamento! “A medicação pode deixar os pacientes assintomáticos, mas eles só devem suspender a medicação com a orientação de seus médicos”, finaliza o profissional. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ciro Kirchenchtejn

Dr. Ciro Kirchenchtejn

Pneumologia

CRM: 50579 / SP

TAGS
asma
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Os sintomas de asma pioram com o frio do inverno? Como lidar com a doença nesta estação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.